FAT - Psicólogos alertam sobre aspectos variados da atenção psicossocial
Aguarde. Carregando informações.

http://www.fat-al.edu.br

Psicólogos alertam sobre aspectos variados da atenção psicossocial


Pandemia e Atenção Psicossocial, foi o tema da discussão realizada na última quinta-feira (20.5), por meio de transmissão ao vivo, no canal UMJ, no YouTube, os psicólogos Paulo dos Santos Nascimento e Lucicleia Fabiana Amorim abordaram temas como “Desafios da elaboração do luto no contexto da pandemia” e “A atenção ao sofrimento psíquico de pacientes hospitalizados por COVID-19 em Maceió”, o bate-papo teve a mediação da também psicóloga e professora UMJ, Fabíola Brandão. 

Durante o evento, acompanhado por alunos e profissionais da área, e interessados no tema, Lucicleia destacou que além do cenário pandêmico, aqueles que não foram infectados pelo vírus, apresentaram aumento do sofrimento psicológico, sintomas psíquicos e até transtornos mentais e que cerca de seis em cada dez pessoas ouvidas registraram o impacto da pandemia na sua saúde mental e emocional, os dados são do Observatório Febraban/Ipespe. “Em todo esse período o profissional teve também que entender o contexto que estamos vivendo, é um momento atípico que exige controle emocional. É preciso observar cada paciente, com sua particularidade, porque aqueles que também foram internados por conta da covid-19 apresentaram oscilações, medos, como consequência do estado de saúde que se encontravam”, explica ela.

Para complementar a fala de Lucicleia, o também professor da UMJ, Paulo Nascimento, colocou em pauta “Desafios da elaboração do luto no contexto da pandemia”. “Dado o momento que vivemos a morte se torna mais próxima e súbita do que nos parâmetros de rotina. Morte repentina, inesperada e precoce é preditora considerada complicadora para elaboração do luto normal” ressalta Paulo, ao alertar que essa morte precoce pode gerar transtornos psicológicos importantes nos indivíduos que vivenciam suas perdas com esse perfil. 

Ao final da discussão, os palestrantes tiraram dúvidas sobre os assuntos abordados durante o bate-papo e também parabenizaram todos os profissionais que estão na linha de frente do coronavírus. A mediadora do evento, Fabíola Brandão, ressaltou a importância da discussão. “Conversar sobre essa temática nos ajuda no processo de elaborar um pouco tudo que estamos vivenciando nesse momento, é importante trazer essa discussão quantas vezes for necessária, eu agradeço a oportunidade e parabenizo todos que participaram da nossa live”, finaliza. 

Sistema Acadêmico

Acessar