Aguarde. Carregando informações.

http://www.fat-al.edu.br

PÓS GRADUAÇÃO Inspeção Educacional


A educação brasileira foi uma das áreas que mais sofreu com o regime militar, assim, ao findá-lo, muitos queriam esquecê-lo. Dessa maneira, a palavra inspeção trazia para aqueles que pensaram a educação, repulsa e tentou-se descartar esse profissional de educação dos sistemas de ensino brasileiro. Isso portanto não foi possível enquanto regulação legal, pois desde da primeira versão da LDBEN 9394/96, o artigo 64 trata do assunto: A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional. O inspetor educacional ainda é citado na referida Lei, artigo 61, inciso II, como profissional da educação. Esse profissional da educação é figura fundamental para o bom desempenho das redes de ensino pública e privada com suas instituições, pois primam pelo processos e procedimentos onde haja problemáticas relacionadas à legislação educacional, quer seja com relação ao professor, ao aluno como a todos os educadores, entre outros. Ainda, enquanto funcionário da escola, ajuda nos trâmites da elaboração e cumprimento do Projeto Político Pedagógico e da escrituração como um todo.

Empresas com convênio possuem 20% de desconto.

Associado OAB tem 25% de desconto na mensalidade.

CLIQUE AQUI e confira se sua empresa é conveniada.

Investimento

R$ 287,00

Matricula R$229,60 (equivalente á primeira mensalidade)
Tempo do curso

24 meses

(Carga horária de 360h/aulas)

OBJETIVO

Formar em nível de pós-graduação (lato-sensu) portadores de diplomas de ensino superior com bacharelado ou licenciatura plena, em Inspetores Educacionais, com competências e potencialidade para desenvolver a função nas redes, nos sistemas de ensino e em instituições de educação, a partir de estudos eficazes sobre a aplicabilidade da regulação e regulamentação nacional e local nos aspectos pedagógicos, administrativos e financeiro, visando uma formação de qualidade para o crescimento de profissionais competentes capazes de atuarem tanto nas redes e sistemas de ensino como um todo, enquanto funcionários públicos ou profissionais liberais.

PÚBLICO-ALVO

O Curso destina-se a profissionais diplomados em licenciatura plena (que estejam a exercer função do magistério ou não) e em bacharelado que busquem o conhecimento e a aplicabilidade da legislação educacional brasileira para fins de crescimento pessoal, na carreira e como profissional liberal.

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA

Considerando a carência de inspetores educacionais nos sistemas de ensino em Alagoas, fez-se necessário o convênio Fat e a Associação dos Inspetores dos Sistemas Educacionais de Alagoas (Asiseal) para oferecer o Curso de pós-graduação de alto nível em Inspeção Educacional. Assim, vislumbra-se atender à demanda da sociedade, objetivando oferecer à área da educação, profissionais competentes para a função de inspetor educacional. O Curso, amparado pela Resolução 1/2018-CNE/CS, possui proposta inovadora no sentido de oferecer ao aluno em cada disciplina práxis pedagógica arraigada, entre outros, em observações, pesquisas, oficinas, trocas de experiências e estudos de casos reais ocorridos nos estabelecimentos de ensino da educação básica. No sentido de se estruturar um Curso coerente com uma formação condizente com as exigências e necessidades da função do inspetor educacional, a Asiseal, participou ativamente da elaboração da proposta pedagógica, bem como, no sentido de viabilizar a concretização do Curso. Destaque-se a intenção em desenvolver parcerias com os órgãos normatizadores em Alagoas, no sentido de proporcionar aos alunos maiores momentos de experiências e pesquisas.

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

Para efetivar a matrícula, basta dirigir-se a secretaria de pós-graduação da FAT, localizada na Av. Presidente Roosevelt, 1200 – Serraria – Maceió – AL – CEP.:57045-150, para assinar o contrato, efetuar o pagamento da matrícula, bem como apresentar os seguintes documentos (cópias autenticadas): RG, CPF, Diploma da Graduação, Histórico da Graduação, uma foto 3×4 e Comprovante de Residência.

Sistema Acadêmico

Acessar