FAT - Vítimas do "golpe do diploma" comemoram a realização do sonho do Ensino Superior

A graduação é um sonho para muitos, uma oportunidade para a construção de carreira e crescimento pessoal. No último dia 6 de agosto, a UMJ realizou a colação de grau individual – seguindo os protocolos de prevenção à covid-19 – dos concluintes da turma especial do curso de Pedagogia, composta por alunos lesados pelo crime do falso diploma, por meio do qual instituições irregulares ofereciam cursos de graduação com a promessa de titulação superior, sem o reconhecimento do MEC.  “O ato de colar o grau foi bastante significativo, senti que todo o sacrifício, no fim, valeu a pena”, destaca Antônio Valter Tenório, um dos formandos.

“O sentimento é o de dever cumprido. A conquista é resultado de um caminho longo e árduo. Me sinto realizada em ter sido abraçada pela UMJ, uma instituição de credibilidade e respeitada”, destaca Jucinelia Silva Santos, agora, pedagoga por formação. “Fomos lesados por pessoas cruéis que não hesitaram em enganar e matar vários sonhos. Após estudar 4 anos, colar grau e fazer festa de formatura, recebi a notícia de que a instituição não existia, era uma fraude. Foi frustrante, passei anos me dividindo entre faculdade e emprego, e no fim, era uma mentira” conta ela, ao agradecer o suporte da UMJ.

Leia também: Disciplinas cursadas em instituições de Ensino Superior irregulares não podem ser aproveitadas

Por 4 anos, os estudantes cursaram Pedagogia em instituições sem reconhecimento do MEC, o que resultou em um diploma irregular. Por essa razão, tiveram que retornar à sala de aula para validar os estudos. Por meio do ingresso pelo vestibular, a UMJ ofereceu a esses estudantes o apoio e acesso ao ensino com qualidade e reconhecido pelo MEC. “Isso possibilita a esses alunos o exercício da profissão com um diploma legal. É muito gratificante contribuir para inserir esses profissionais no mercado de trabalho com um diploma válido e através de uma instituição qualificada”, salienta Glaucia Marinho, coordenadora do curso de Pedagogia.