Aguarde. Carregando informações.

http://www.fat-al.edu.br

Unidade Barro Duro sedia o II Simpósio de Urgência e Emergência


“Vocês sabem reconhecer uma parada cardíaca?”. Com esse questionamento, o instrutor de atendimento pré-hospitalar e aluno do 3.º período do curso de Enfermagem da FAT, Jefferson Guimarães, deu início, no dia 20 de outubro, ao minicurso sobre suporte básico de vida no adulto. “Saber reconhecer, realizar massagem, pedir ajuda de forma eficaz... Precisamos estar preparados para agir quando uma pessoa, inesperadamente, sente-se mal”, explicou ele durante o evento realizado na Unidade Barro Duro da FAT como parte da programação do II Simpósio de Urgência e Emergência promovido pela Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (LAURE/FAT).

O evento contou ainda com as palestras sobre “As principais urgências e emergências obstétricas”, ministrada pela enfermeira especialista em Vigilância em Saúde, Érika Melo, e “Violência Obstétrica”, tema discutido pela advogada e doula, Bruna Sales. As palestras foram realizadas na noite do dia 22 de outubro, no auditório da FAT Barro Duro. “Por meio desse evento, reforçamos o objetivo da Liga que é proporcionar esse conhecimento científico e difundir as informações sobre urgência e emergência para os estudantes e a população em geral, em especial, no mês de outubro, que é um período voltado para os cuidados da saúde da mulher por meio da campanha Outubro Rosa”, reforça Raquel Lopes, coordenadora da LAURE.

A técnica em enfermagem, Gilda Araújo, foi uma das participantes do evento.  Ela conta que pretende construir carreira na área da Saúde e, por isso, está sempre em busca de conhecimento. “Pretendo cursar Enfermagem e eventos como esses acentuam esse desejo”, destaca ela. “Participar da LAURE é uma experiência enriquecedora para minha formação e, futuramente, será um diferencial em seleções”, comemora Dandhara Anardys, aluna do curso de Enfermagem da FAT e membro da Liga. “Em breve, estaremos nas escolas municipais apresentando temas, como atendimento pré-hospitalar, formando multiplicadores desses conhecimentos”, complementa Erick Pontes, também aluno do curso de Enfermagem e membro da Liga.

A LAURE/FAT é um projeto composto por alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia que tem, como objetivo, reforçar a importância do tripé “Ensino, Pesquisa e Extensão” entre os alunos da faculdade. “Por meio da Liga, envolvemos nossos alunos em atividades que ampliam a visão sobre a área de formação, incentivando-os a investir em pesquisas científicas e aproximando-os da comunidade”, finaliza Raquel.

GALERIA DE IMAGENS


Sistema Acadêmico

Acessar