FAT - UMJ promove webinar em comemoração ao Dia Nacional do Pedagogo

UMJ promove webinar em comemoração ao Dia Nacional do Pedagogo

"Educação no Contexto da Pandemia: Um olhar sobre os aspectos emocionais, pedagógicos e tecnológicos". Esse foi o tema discutido durante o webinar promovido pela UMJ na última quarta (20.5), em comemoração ao Dia Nacional do Pedagogo. O evento, realizado na plataforma PESCA, reuniu os alunos de Pedagogia e Psicologia para uma conversa com o Doutor em Educação, Aristóteles Oliveira, e com a psicóloga clínica e neuropsicóloga, Fabiana Lisboa. "O objetivo do evento foi estender discussões iniciadas em sala de aula, estreitando o relacionamento com profissionais renomados e reforçando a necessidade de abrir a visão para o novo momento da educação”, comenta Glaucia Marinho, coordenadora do curso de Pedagogia.

O evento foi aberto pelo Reitor da UMJ, Mario Cesar Jucá. “Hoje, mais do que nunca, o pedagogo se faz essencial. A pedagogia revela um mundo encantador! Parabéns a todos os que fazem da educação um elemento ímpar para a construção do futuro”, disse ele, passando a palavra ao palestrante Aristóteles Oliveira, que apresentou o uso das ferramentas digitais, a exemplo de aplicativos e softwares de ensino, como facilitadores para o processo de criação de atividades e acompanhamento do aprendizado. "Esse cenário nos mostra a necessidade de adaptação dos profissionais para o uso das novas tecnologias e a urgência em entender a relação do aluno com a tecnologia”, salientou.

Fabiana Lisboa discutiu a importância de cuidar da saúde mental para enfrentar a pandemia. "Para o momento, nós temos que entender que sair da nossa rotina, da nossa zona de conforto, exige controle emocional. Existem formas de desenvolver a resiliência e uma delas é a terapia, buscar ajuda com profissional especializado", orientou. Para a estudante do curso de Pedagogia, Larissa Gabriele Gomes. “Participar de uma discussão tão enriquecedora, com profissionais especializados, e em um ambiente novo, para mim, foi gratificante! Eu parabenizo a coordenação do curso e a instituição pela iniciativa, um evento em comemoração ao nosso dia nos motiva a enfrentar, com mais foco, os desafios desse novo momento”, finaliza.