Aguarde. Carregando informações.

http://www.fat-al.edu.br

“Suicídio: não podemos nos calar!” é tema de palestra durante a semana do psicólogo


A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta: o suicídio aumentou três vezes na última década e mata cerca de 800 mil pessoas por ano, além de figurar entre as três principais causas de morte entre jovens na América. Diante dos dados assustadores, o curso de Psicologia da FAT vai promover, no dia 29 de agosto, a partir das 18h, a palestra “Suicídio: não podemos nos calar!”, que vai reunir, no auditório da Unidade Barro Duro as psicólogas Lenise Cajueiro e Paulete Constantino, e a enfermeira Vivian Silva. “Buscar prevenir esse ato é um trabalho conjunto realizado por uma equipe multidisciplinar, afinal, em alguns casos, o paciente tem uma segunda chance de viver”, explica Juliana Omena, coordenadora do curso de Psicologia e Diretora de Ensino da Unidade Barro Duro da FAT, ao destacar que o dia do psicólogo é celebrado em 27 de agosto.

Ainda de acordo com a OMS, os casos de suicídio entre os jovens aumentaram em 65%. Em Alagoas, nos últimos três anos, já foram registrados 600 casos, a maior parte deles motivada por transtornos psicológicos e o alcoolismo. “O estigma sobre o suicídio levanta uma problemática na sociedade. São preceitos que precisam ser combatidos”, alerta Paulete Constantino. “É extremamente necessário abordar um tema tão atual e preocupante, principalmente, no cenário em que estamos vivendo. Em meio à tecnologia, o jovem se isola do convívio da sociedade, e temos dados alarmantes comprovando esse fato. É plausível a iniciativa da faculdade em abordar esse tema que ainda é tratado como mito pela sociedade”, complementa Lenise Cajueiro. Parabenizo a faculdade por ter um compromisso social de abordar essa problemática que é tratada como o mito pela sociedade”, salienta a psicóloga.

Solidariedade

O evento também reforça o compromisso social da faculdade, já que os alimentos arrecadados no ato da inscrição serão doados para a campanha “Diga sim!”, Legião da Boa Vontade (LBV), que vai encaminhar os donativos para as famílias no sertão alagoano. “A FAT é uma grande parceira nossa e nos ajuda a beneficiar indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Espero que essa parceria se fortaleça ainda mais”, comemora a gestora administrativa da LBV em Maceió, Renata Lima.

GALERIA DE IMAGENS


Sistema Acadêmico

Acessar