FAT - Seminário discute aspectos científicos, técnicos, econômicos, sociais e ambientais durante e pós-pandemia
Aguarde. Carregando informações.

http://www.fat-al.edu.br

Seminário discute aspectos científicos, técnicos, econômicos, sociais e ambientais durante e pós-pandemia


"Foi um evento incrível que reuniu alunos, especialistas e o público, em geral, um momento que reforça o compromisso da UMJ com a comunidade e a população acadêmica. Já estamos planejando o próximo”, comemora Fátima Lippo, Pró-reitora de Extensão do Centro Universitário Mario Pontes Jucá – UMJ, referindo-se à realização do 1.° Seminário Interdisciplinar sobre reinvenção profissional em tempos de pandemia, realizado de forma virtual, no período de 20 a 22 de maio, por meio da plataforma PESCA – Portal  de Estudos e Cursos de Atualização (umj.edu.br/pesca).

Dentre as mudanças e os desafios para o profissional, o evento abordou o uso das ferramentas digitais como, por exemplo, a plataforma educacional do Google apresentada durante o Seminário. Esses novos meios são vistos como facilitadores para o acompanhamento e desenvolvimento do processo de aprendizagem. "Nós sabemos que essa adaptação para o online foi extremamente necessária para o momento, mas também enxergamos nela uma possibilidade para a educação do futuro", destaca a Pró-reitora de Extensão.

O evento reuniu profissionais das mais diversas áreas do saber, que discutiram as perspectivas, as mudanças e a evolução na atuação profissional durante e pós-pandemia. Tâmyssa Simões, Mestre em Educação Médica e professora da UMJ, destacou as medidas de prevenção adotadas para a prevenção à Covid-19 e o quanto isso interferiu no comportamento de todos os profissionais. “São medidas de higienização necessárias que foram reforçadas diante da pandemia”, ressalta ela. Para a estudante do curso de Administração, Luana Gonçalves, “o momento foi enriquecedor”.

As discussões abordaram aspectos científicos, técnicos, econômicos, sociais e ambientais. "Levantar questões sobre como ficam os decretos judiciais durante a pandemia foi essencial para a formação dos futuros operadores de Direito. São mudanças regulamentais feitas em caráter de urgência e em um momento nunca antes visto. Os alunos puderam ter uma noção de como acompanhar as condições e as decisões dos próximos decretos", destaca a coordenadora do curso de Direito, Adilza Amaral.

Ainda durante o seminário, foram discutidos temas como "Reflexos da Pandemia nas Profissões – Um Panorama Geral", "As mudanças no âmbito da Psicologia: o que mudou e o que permanecerá", "Como a Covid-19 impactou a prática odontológica", "As mudanças no âmbito das profissões: o que mudou e o que permanecerá", "As novas regras do Direito Eleitoral Brasileiro: Eleições 2020", entre outros temas discutidos por profissionais, como o psicólogo João Facchinetti, a nutricionista Cristianni Cavalcante, o fisioterapeuta Wellington Bruno Araújo, o advogado Igor Franco Pereira, e o tecnólogo Gabriel Santos. A doutoranda em Educação, Sandra Gonçalves, foi uma das moderadoras do evento. "Os profissionais que fizeram parte desse debate se mostraram atualizados e com uma perspectiva interessante sobre o cenário pós-pandemia. O evento terminou com um gostinho de quero mais", finaliza a Pró-Reitora Adjunta de Ensino.

Sistema Acadêmico

Acessar