FAT - Relação da Nutrição com a indústria de alimentos é um dos temas abordados durante mesa-redonda na UMJ

“Tecnologia e Microbiologia no Contexto da Segurança dos Alimentos” foi o tema da mesa-redonda promovida pelos alunos do curso de Nutrição da UMJ na noite da última terça-feira (17.11), por meio da plataforma PESCA (umj.edu.br/pesca). “O momento contou com a participação de profissionais da área, proporcionando uma experiência única para o estudante em formação e um diferencial para a sua atuação no mercado, futuramente”, destaca Larissa Montenegro, coordenadora do curso de Nutrição.

Durante o evento, foi realizada uma abordagem profissional sobre a cadeia tecnológica e a microbiologia dos alimentos para a garantia da obtenção de produtos seguros à saúde da população. A professora Karla Danielle Almeida, uma das idealizadoras da mesa-redonda, explica que, “como os palestrantes atuam em diferentes áreas de pesquisa, eles conseguiram apresentar informações enriquecedoras para o futuro profissional dos alunos”, salienta ela, que ministra a disciplina Microbiologia de Alimentos. Para médica veterinária, Cibeli Viana, palestrante que abordou a temática “Microbiologia e Tecnologia de Alimentos”, o evento “apresentou as diferentes perspectivas sobre um mesmo assunto, diferente de uma aula expositiva em que há apenas a visão de um profissional”.

Também participaram do evento a doutora em Medicina Veterinária, Valéria Quintana Cavicchioli, e a doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Andressa Fusieger. Para a aluna do 4. ° período de Nutrição, Brenda Brandão, o momento foi de esclarecimento de dúvidas e atualização sobre o conteúdo. “A nutrição está totalmente ligada à área tecnológica. Quando se trata da indústria de alimentos, precisamos oferecer alimentos seguros para os consumidores, tanto sem riscos (em termos microbiológicos) quanto em relação às informações nutricionais presentes nos alimentos. São pontos críticos os quais o nutricionista deve estar sempre atento”, finaliza.