FAT - Pedagoga destaca os desafios para a consolidação do ensino que garanta o desenvolvimento e a aprendizagem, em meio à pandemia
Aguarde. Carregando informações.

http://www.fat-al.edu.br

Pedagoga destaca os desafios para a consolidação do ensino que garanta o desenvolvimento e a aprendizagem, em meio à pandemia


“Alicerçar o que já sabemos no âmbito da educação pública e apresentar alguns elementos que auxiliem nesse planejamento para 2021 a fim de assegurar a educação escolar. Esse é o objetivo desse momento”. Com essas palavras, a pedagoga Marcia Susana Lima, do Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ), abriu a palestra “A Tarefa da Gestão Escolar no Desafio da Inserção do Ensino Híbrido na Educação Pública no Contexto da Pandemia”, realizada por meio de transmissão, ao vivo, pelo canal Youtube da instituição na última segunda-feira (1º.3).

O evento foi acompanhado por profissionais da educação, servidores da rede municipal de ensino, além de candidatos a diretores e vice-diretores da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), que aproveitaram o momento para esclarecer dúvidas sobre o novo cenário da educação diante da pandemia. “É preciso pensar o contexto da unidade escolar, destacando a necessidade de criar estratégias para oportunizar o trabalho colaborativo, pensando coletivamente e focando nas prioridades pedagógicas frente ao ensino híbrido”, destacou a palestrante.

Ao longo do evento, Marcia pontuou que a busca ativa também deve ser uma prioridade a fim de consolidar o trabalho social da escola, que é acompanhar o desenvolvimento do aluno. “Outro desafio, nesse contexto, é garantir a segurança por meio de ações que fortaleçam o bem-estar físico e emocional de todos os que fazem a escola. E podemos fazer isso por meio da criação de canais de escuta que pensam no acolhimento dos alunos com a ajuda dos professores, por exemplo”, explicou a palestrante, ao abordar, ainda, o desafio da recuperação da aprendizagem, a urgência de definição de estratégias de gestão participativa, e a importância de profissionais de Serviço Social e Psicologia na rede pública de ensino para atendimento aos alunos.

GALERIA DE IMAGENS


Sistema Acadêmico

Acessar