Aguarde. Carregando informações.

http://www.fat-al.edu.br

OPINIÃO| Palavra Elite possui vários significados


OPINIÃO    

A Palavra Elite possui vários significados e, por falta de conhecimento, o termo pode ser mal interpretado.

Parabenizo o grupo de Basquete da FAT por ser uma Elite no basquete de Alagoas, quiçá, do Brasil, por representar o país em um campeonato na China.

Segundo Thomas Bottomore, a palavra elite (do francês élite, substantivação do antigo particípio passado eslit, de élire 'escolher, eleger', este do latim vulgar exlegere, do latim clássico eligere, 'escolher') era usada durante o século XVIII para nomear produtos de qualidade excepcional. Posteriormente, o seu emprego foi expandido para abarcar grupos sociais superiores, tais como as unidades militares de primeira linha ou os elementos mais altos da nobreza. Assim, de modo geral, o termo 'elite' designa um grupo dominante na sociedade ou um grupo localizado em uma camada hierárquica superior, em uma dada estratificação social.

Elite pode ser uma referência genérica a grupos posicionados em locais hierárquicos de diferentes instituições públicas, partidos ou organizações de classe, ou seja, pode ser entendido simplesmente como aqueles que têm capacidade de tomar decisões políticas ou econômicas.

Pode ainda designar aquelas pessoas ou grupos capazes de formar e difundir opiniões que servem como referência para os demais membros da sociedade. Neste caso, elite seria um sinônimo tanto para 'liderança' quanto para 'formadores de opinião'.

Outra forma de identificar uma elite é aproximando-a da categoria 'classe dirigente', ou seja, um intelectual orgânico, tal como definido por Gramsci. Neste caso, a ideia de formação da opinião pública é substituída pela ideia de construção ideológica, entendida como a direção política em um dado momento histórico. Sob este aspecto, a elite cumpriria também o papel de dirigente cultural.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elite acessado em 09 de setembro de 2018 às 18:12.

Dados do censo de 2010, realizado pelo IBGE, apontam que houve um crescimento no número de brasileiros com diploma universitário na última década. O percentual geral aumentou de 4,4% em 2000 para 7,9% em 2010. Podemos afirmar que temos uma ELITE do conhecimento em relação ao número de pessoas que poderiam estar no ensino superior.

Por isso, é preciso informação para evitar se sentir frustrado ou agredido por fazer parte do “estado da arte” dos cursos de graduação superior.

 

Confira o que foi publicado há dez anos:

"Paraná tem 7 cursos na elite nacional

André Gonçalves, correspondente  [06/08/2008]  [21h01] “GAZETA DO POVO”

Universidades estaduais são o destaque. Só 25 cursos no país conseguiram a avaliação mais alta

  Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa passou do conceito 4, no último Enade, para 5 neste ano

Brasília - Sete cursos de instituições públicas do Paraná estão entre os 25 de todo Brasil que atingiram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia a qualidade do ensino superior. Seis deles são de três universidades estaduais – Ponta Grossa (Agronomia, Farmácia e Odontologia), Londrina (Enfermagem e Farmácia) e do Oeste (Farmácia) – e um da Universidade Federal do Paraná (Terapia Ocupacional). O estado só ficou atrás de Minas Gerais, com oito cursos entre a elite"

                                                               Mario Cesar  Jucá – Professor Doutor

Sistema Acadêmico

Acessar