FAT - No período de desafios frente à pandemia, UMJ inova e apresenta nova forma de fazer educação

“Um show de competência e dinamismo, com total suporte dos professores”. Esse é o sentimento de Alexandre Cavalcante sobre o primeiro semestre letivo de 2020 da UMJ. Aluno do 6º período do curso de Direito, ele conta que, a princípio, ficou apreensivo com as mudanças realizadas devido à pandemia. “No primeiro momento, ficamos céticos quanto à qualidade das aulas remotas, mas, ao iniciá-las, percebi que a UMJ manteve o seu padrão de qualidade”, destaca ele.

A instituição reforçou os cuidados com a saúde e a segurança de colaboradores e alunos, e adotou o uso da tecnologia para a continuidade das atividades presenciais em ambientes virtuais, conforme normatização do Ministério da Educação (Portarias nº 343 e 345). Foi um período de reinvenção e readaptação realizado em curto tempo, que exigiu da instituição ainda mais investimentos na ampliação tecnológica, tudo pensado para possibilitar a continuidade do conteúdo, sem perdas na aprendizagem.

“Realizamos aulas e eventos remotos com uma metodologia construída exclusivamente para os nossos alunos. Essa adaptação proporcionou vivências únicas, um cenário que está transformando a educação e nos faz enxergar novas possibilidades, a exemplo do ensino híbrido”, explica Mario Cesar Jucá, Reitor da UMJ. “Além do compromisso com a educação, a UMJ realizou atividades exclusivas prezando pelo bem-estar físico e mental do aluno, como a realização da Semana de Arte e Cultura, que contou com atividades e oficinas”, complementa a Pró-Reitora Acadêmica, Juliana Omena.

Para Abraão Cavalcante Junior, estudante do 1. ° período de Psicologia, a experiência mudou sua opinião sobre as aulas remotas. “Com certeza superou as minhas expectativas! Sempre imaginei as aulas remotas com um olhar monótono e sem interação, algo que, nesse período, foi totalmente diferente. O ceticismo inicial se transformou em satisfação, pois consegui aprender enquanto cumpria a quarentena”, salienta o aluno.

A coordenadora e professora do curso de Direito, Adilza Amaral, ressalta que ser professor é aprender todos os dias. “Parte do trabalho do professor é aprender também. Gostei muito de descobrir uma nova habilidade, aprendi a começar a aula sempre com uma pergunta e muita energia. Dessa forma, mantive os alunos atentos”, salienta ela. Experiência positiva vivida, também, por Gisllane França Evaristo, aluna do 7. ° período do curso de Serviço Social. Para ela, “a proposta das aulas ao vivo, com grande interação entre alunos e professores, ajudou a apagar a falsa ideia que tinha sobre as aulas remotas. Nossos encontros diários tiveram um papel essencial para esse momento, tornando os nossos dias mais leves e ricos de conhecimento”, finaliza.