FAT - Jornada UMJ de Conversas sobre Inclusão reúne alunos e especialistas em discussão sobre acessibilidade no patrimônio histórico
Aguarde. Carregando informações.

http://www.fat-al.edu.br

Jornada UMJ de Conversas sobre Inclusão reúne alunos e especialistas em discussão sobre acessibilidade no patrimônio histórico


O Núcleo de Acessibilidade da UMJ promoveu, na última sexta-feira (21.8), por meio de uma transmissão, ao vivo, no perfil do Instagram da instituição, a Jornada UMJ de Conversas sobre Inclusão que apresentou, como tema de abertura, “A Acessibilidade no Patrimônio Histórico”, um bate-papo entre a coordenadora do Núcleo, Camila Sirqueira, e o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, João Paulo Omena. O momento foi acompanhado por alunos, profissionais e interessados na temática.

 “As pessoas precisam se informar sobre as nossas cidades históricas, estas que fazem parte das rotas turísticas. Alagoas apresenta diversos centros históricos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Cidades como Marechal Deodoro, Penedo, Piranhas, entre outras, precisam de fácil acesso, afinal, é um direito constitucional”, destacou o professor.

Para Jessyca Sousa, aluna do 6. ° período do curso de Arquitetura e Urbanismo da UMJ, “acessibilidade em arquitetura é um conceito muito abrangente. Quando se trata de projetar espaços acessíveis, é importante considerar todos os tipos de limitações. Por isso, é necessário pensar em estratégias inclusivas para todos os usuários, com suas diferentes limitações, para que sejam capazes de compreender e se relacionar da melhor forma com o espaço”, complementa.

A coordenadora do Núcleo, Camila Sirqueira, reforça a importância dessa abordagem didática. “Precisamos abranger essa discussão para todas as áreas, com as preocupações existentes sobre a temática. Dessa forma, podemos aprofundar mais e mais nossas conversas e aplicabilidades práticas na nossa vivência. Um ponto que precisamos frisar é que todo o estudo realizado deve se voltar para uma aplicabilidade física, real, com foco no bem de todos”, explica ela, ao destacar que as discussões públicas sobre esses temas auxiliam no desenvolvimento de trabalhos voltados para a aplicação pública e privada das normativas existentes.

O próximo encontro será realizado no dia 17 de setembro, no canal UMJ (Youtube), e contará com a participação de Alessandra Antunes, arquiteta e urbanista, especialista em Gestão do Patrimônio Cultural.

Sistema Acadêmico

Acessar