FAT - Gestão da UDA Barro Duro alerta sobre reforço dos cuidados contra o coronavírus

Gestão da UDA Barro Duro alerta sobre reforço dos cuidados contra o coronavírus

A Unidade Docente Assistencial (UDA) Governador Divaldo Suruagy, localizada na unidade Barro Duro do Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ), comemora a realização de 36.372 atendimentos no ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, cenário que levou à restrição de algumas atividades a fim de evitar aglomeração. “Foi um ano desafiador, tivemos muitos profissionais da Saúde afastados, mas nos adaptamos e conseguimos manter as nossas atividades sem parar um dia sequer. Por isso, alertamos para o reforço dos cuidados contra o coronavírus, como o uso de máscara e o distanciamento social, para que em 2021 o atendimento seja ampliado. Saúde pública é feita com o apoio de todos”, destaca Cecília Bonilla, gerente administrativa da Unidade.

Na UDA Barro Duro, como é popularmente conhecida, os alunos da UMJ dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social e Nutrição, sob a supervisão de professores e profissionais da Saúde, têm a oportunidade de vivenciar a rotina da profissão que escolheram, além de colocar em prática a teoria da sala de aula e reforçar o compromisso social da instituição. “E no ponto alto da pandemia, reinventamos a forma de realizar alguns serviços, como o de Psicologia, com atendimento online a fim de atender à demanda que cresceu de forma exponencial”, explica Cecília, ao lembrar que a Unidade foi a primeira do município a ser totalmente informatizada por meio da adoção do e-SUS atenção Básica (e-SUS AB), um sistema de prontuário disponibilizado pelo governo federal para estruturar a atenção básica a nível nacional possibilitando o acesso às informações do paciente em qualquer Unidade do País que possua o mesmo sistema.

Em 2020, foi implantado o sistema de consulta por hora marcada e intensificadas as orientações para os pacientes de tuberculose, diabetes e outras doenças crônicas, além de consultas de pré-natal e a dispensação de medicamentos. “Os pacientes com sintomas de Covid-19 são encaminhados para as unidades mais próximas e os casos de sequelas decorrentes da doença, como dificuldade respiratória, por exemplo, são encaminhados para as clínicas-escolas da UMJ”, explica a gerente.

Serviços

A UDA do Barro Duro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h (sem fechar para almoço), e oferece os serviços de:

• Acolhimento Humanizado;
  • Atenção à saúde da Mulher;
  • Atenção à saúde da Criança;
  • Atenção à saúde do Adolescente;
  • Atenção à saúde do Idoso;
  • Atenção à saúde do Homem;
  • Assistência ao paciente com Tuberculose;
  • Assistência ao paciente com Hanseníase;
  • Acompanhamento de crianças e gestantes cadastradas no Programa Bolsa Família;
  • Vacinação;
  • Procedimentos básicos: curativos e retirada de pontos;
  • Exames (teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C) e coleta de citologia oncótica;
  • Orientação e fornecimento ao usuário de medicamentos básicos;
  • Fornecimento de contraceptivos e preservativos;
  • Planejamento familiar;
  • Grupos de educação em Saúde;
  • Marcação de exames e consultas especializadas.