FAT sedia mesa de debate sobre suicídio

A Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT) sediou, na última terça-feira (22.8), uma mesa de debate sobre o tema “Suicídio: contribuições da pesquisa e da prática”. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia de Alagoas em comemoração à Semana da Psicologia, contou com a participação da Diretora de Ensino da FAT, a psicóloga Juliana Omena, e professores do curso de psicologia da instituição.

"Eventos como esses fortalecem a classe e disseminam a seriedade da nossa área. Ao abordar uma temática de grande relevância, nos sentimos à vontade para agregar os acadêmicos de outros cursos”, explicou a diretora, ao comemorar a participação de alunos de outros cursos e outras instituições no evento. Geraedson Silva, coordenador do curso de Fisioterapia da FAT, também participou do evento e reforçou a importância de discutir o tema dentro do ambiente acadêmico. "A saúde mental é um campo novo para fisioterapia, pronto para ser explorado. Por meio dessa mesa de debate, plantamos a semente e despertamos o interesse de diversos profissionais sobre o tema”, salienta.

Durante as discussões, a psicóloga Nielky de Nóbrega, vice-presidente do Conselho, alertou para o aumento do número de casos de suicídio entre os adolescentes e ressaltou a necessidade de ampliar as discussões sobre o tema a fim de salvar vidas. Já a psicóloga e professora do curso de Psicologia da FAT, Petrúcia Ferreira, apresentou dados e falou sobre a importância da atuação dos psicólogos nesses casos. “O Brasil é o oitavo país do mundo em número de casos de suicídio. Precisamos ampliar o olhar e buscar programas mais eficientes de atendimento e escuta", enfatizou.