Aguarde. Carregando informações.

http://www.fat-al.edu.br

FAT sedia Fórum de Promoção em Saúde


A Unidade Barro Duro da Faculdade FAT foi sede, na última quinta-feira (5.7), para o Fórum de Promoção em Saúde, evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o objetivo de discutir ações de promoção, prevenção e fluxos de assistência. “Estamos realizando um fórum em cada distrito sanitário. No de hoje, contemplamos o quinto distrito, que compreende os bairros do Jacintinho, Barro Duro, Serraria, Feitosa, São Jorge e Novo Mundo”, explica Adriana Araújo, Técnica de Promoção em Saúde da SMS. “É um espaço para a comunidade, os alunos e os profissionais discutirem saúde pública com foco nas soluções dos principais problemas da região”, complementa Cecília Bonilla, gerente administrativa da Unidade Docente Assistencial (UDA) Governador Divaldo Suruagy, que atende à população do Barro Duro e está localizada dentro da Unidade Barro Duro da Faculdade FAT.

Durante a programação, foi realizada uma mesa de discussão sobre o perfil epidemiológico do da região e as ações de promoção à saúde desenvolvidas no distrito com o objetivo de reduzir os índices de doenças, além de uma exposição sobre as atividades desenvolvidas pelas 13 unidades de saúde que atendem à região, entre elas a UDA Barro Duro, que surpreendeu o público com a apresentação da “Dança da Saia”, um grupo de dança composto pelos idosos atendidos pela unidade.

Givaldo Ferreira e Roselane Alves são alunos do curso de Serviço Social da FAT. Na UDA, eles desenvolvem atividades socioeducativas com os idosos a fim de auxiliá-los no processo de reconhecimento dos direitos à saúde. “Conseguimos colocar em prática a teoria da sala de aula por meio desse atendimento à demanda espontânea socioassistencial”, salienta o aluno. “Os estagiários são muito prestativos e o atendimento, diferenciado”, destaca a dona de casa, Aparecida Lopes, que também participa do grupo de dança.

A Assistente Social Ana de Souza é supervisora de campo da UDA Barro Duro. Segundo ela, a prática enriquece a formação acadêmica e proporciona aos usuários a garantia dos direitos à saúde, educação, à assistência social e à previdência.  “Além disso, por meio do grupo de dança, resgatamos a autoestima, melhoramos a qualidade de vida, retiramos os idosos do isolamento e promovemos o convívio social”, reforça Ana.

Na UDA, os alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição da FAT, sob a supervisão de professores e profissionais da Saúde, também têm colocado em prática o que aprendem em sala de aula. “Na UDA Barro Duro, os alunos da FAT têm contato com a comunidade, fortalecendo o compromisso social e oferecendo serviços de atendimento primário, como palestras, e secundário, como procedimentos, além das pesquisas científicas que estão sendo desenvolvidas a partir da vivência na unidade’’, explica Juliana Omena, Diretora de Ensino da FAT.

GALERIA DE IMAGENS


Sistema Acadêmico

Acessar