FAT - FAT promove aula inaugural do curso de Pós-Graduação de Gastronomia e Cozinha Internacional

A Gastronomia alagoana seduz o paladar dos visitantes e atrai cada vez mais turistas para o estado. E foi pensando em possibilitar a atualização dos profissionais do segmento e áreas afins que a Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT) ampliou o portfólio de cursos de especialização e promoveu, na última sexta-feira (29.9), a aula inaugural da pós-graduação em Gastronomia e Cozinha Internacional. O evento reuniu no Laboratório Sala e Bar, na Unidade Barro Duro da instituição, alunos e professores, além do sommelier José Pereira Barros e Bartolomeu Barbosa, representantes da vinícola Casa Perini – a mais premiada na Avaliação Nacional de Vinhos 2017 e parceira do curso de Gastronomia da FAT –, que apresentaram e serviram alguns tipos de vinho e espumantes aos participantes.

O momento foi também uma oportunidade para a coordenadora do curso, Tina Purcell, apresentar os professores, as disciplinas e as curiosidades sobre o curso, que terá duração de 21 meses, e dividir com todos a alegria pela conquista do conceito 4, numa escala de 1 a 5, na avaliação do Ministério da Educação para o curso de Gastronomia da FAT. “Aqui, nós proporcionamos a continuidade do aprendizado. Além de formar profissionais, nós os tornamos mais aptos para o mercado. E as parcerias fazem com que esse processo seja ainda melhor e mais eficaz”, garante Tina.

Uma das alunas da pós-graduação, a nutricionista Thays Barros, conta que estava ansiosa pelo início das aulas. “Quero unir o que já conheço da Nutrição com a prática da Gastronomia. Será um aprendizado incrível”, anima-se. Já a bióloga e amante da Gastronomia, Sandra Medeiros, o objetivo ao fazer o curso é aprimorar o talento. “Eu gosto de casa cheia, gosto de receber elogios sobre a minha comida, e quero aprender ainda mais sobre esse universo”, destaca.

Durante a aula inaugural, o sommelier salientou a qualidade do vinho nacional. “Por onde vou, levo o conhecimento sobre o vinho nacional. É importante que as pessoas conheçam a qualidade do que produzimos em nosso País”, ressaltou ele. “Por meio dessa parceria com a FAT, os alunos terão acesso aos produtos mais premiados do mercado de vinhos, um diferencial para um curso de pós-graduação”, complementou o representante da vinícola, Bartolomeu Barbosa.

E para tornar a noite ainda mais especial, foi preparada pelo aluno do curso e proprietário do restaurante japonês Sushi House, Marcos Lima, uma harmonização entre vinho e comida japonesa. “Estou mais animado do que os próprios professores. Quero aperfeiçoar os meus conhecimentos e fortalecer o meu negócio”, finalizou ele.