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FAT promove 2ª edição da capacitação para professores da modalidade a distância


A Faculdade FAT realizou, nos dias 3 e 4 de julho, na Unidade Barro Duro, a segunda edição da capacitação “Formação em Docência e Tutoria na modalidade a distância”, da qual participaram os professores que ministram disciplinas nesta modalidade. O curso foi conduzido pelo Doutor em Psicologia Cognitiva, Gabriel Fortes, e faz parte do programa de capacitação continuada do Núcleo de Educação a Distância da FAT.

Na terça-feira, Fortes ministrou uma palestra sobre os fundamentos psicológicos da relação ensino-aprendizagem. “Apresentei a forma como alguns fatores, a exemplo da cognição e o contexto social dentro do qual o estudante está inserido, participam e podem ser usados para melhorar a aprendizagem”, explica ele, que também destacou a importância de trabalhar os aspectos motivacionais e a autoestima dos alunos, o que, segundo ele, é determinante para evitar a evasão escolar.

No segundo dia do curso, os participantes foram apresentados aos fundamentos da construção de material para educação multimídia e estratégias voltadas para produção de conteúdo. Manuella Lyra, professora da disciplina de Consultoria e Assessoria Empresarial, na modalidade Educação a Distância (EAD), do curso de Gestão de Recursos Humanos, reforça que essa modalidade de ensino exige uma atualização constante. “Os materiais de estudo utilizados pela EAD precisam ser mais atrativos já que é o próprio aluno quem vai gerir seu conhecimento. Por isso, a importância de reunir o corpo docente para discutir novos métodos de ensino-aprendizagem”, salienta. Opinião compartilhada pelo professor Paulo Nascimento, que ministra a disciplina de Psicologia Jurídica, a distância, nos cursos de Direito e Serviço Social.  “Capacidade de autogestão é uma exigência para o aluno que faz curso a distância. E, para auxiliá-los, estamos sempre disponíveis via e-mail ou pela plataforma da instituição”, destaca.

EAD

Segundo o Censo da Educação Superior, em 2016, 33% dos novos alunos ingressaram no ensino superior na modalidade a distância e 67% em cursos presenciais. Esse número cresceu. Em 2010, 20% ingressaram no EAD e 80% no presencial. De acordo com a projeção do estudo, em 2023, mais estudantes ingressarão na modalidade a distância, um crescimento de 51% em EAD e 49% no ensino presencial.

A Diretora de Ensino da FAT, Juliana Omena, explica a necessidade de reunir o corpo docente da instituição para essas capacitações. “É um compromisso da faculdade prezar pela qualidade de ensino. Nosso programa de educação continuada visa debater e apresentar novos recursos que serão aplicados na modalidade EAD”, pontua. “Até o final de julho, será realizada mais uma capacitação na plataforma da FAT de aprendizado online. E, em agosto, esse mesmo grupo de professores participará de um webinar, onde compartilharemos as tecnologias emergentes e as novas técnicas de ensino-aprendizagem disponíveis para os alunos da FAT para 2018.2’’, antecipa Pedro Mascarenhas, Diretor de Tecnologia da Informação da instituição.

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