FAT - FAT lança projeto “Chef's + 21” e promove oficina culinária para crianças com Down
Aguarde. Carregando informações.

http://www.fat-al.edu.br

FAT lança projeto “Chef's + 21” e promove oficina culinária para crianças com Down


A última segunda-feira, 10, foi um dia de muita alegria e aprendizado, com o lançamento do projeto Chef’s+21, que promove oficinas culinárias para crianças portadoras da Síndrome de Down. O evento, aconteceu durante a 16° Feira de Supermercados de Alagoas (Fersuper), no Centro de Convenções Ruth Cardoso, parte baixa da capital alagoana.

Um dos beneficiados com o projeto foi Fabrício Pancher, 16 anos e portador da síndrome. A mãe conta que o jovem sempre teve afinidade com a cozinha, e até faz seu seus próprios lanches. “ Ele me ajuda em tudo que eu faço em casa e tudo quer saber como fazer. Na páscoa fizemos ovo de páscoa juntos, ele amou”, revela a mãe, Maria Pancher.

Enquanto isso Fabrício ainda meio tímido ensinava aos colegas de oficina dicas de alimentação saudável. “Gosto muito de cozinhar, mas temos que tomar cuidado com o que comemos, refrigerante deixa o sangue ácido, por isso só tomo suco de laranja e morando”, ensinava ele aos outros.

Tina Purcell, coordenadora e professora, do curso de Gastronomia da FAT e organizadora da oficina define a experiência como “um sonho realizado”. “A FAT compreende que que a inclusão de pessoas especiais é fundamental, por isso abraçamos a oportunidade de trabalhar com as mães do amor 21”, disse ela.

E os participantes botaram a mão na massa, literalmente, devidamente vestidos, com o toque [chapéu característico dos chef’s de cozinha], aventais e luvas ele bateram a massa, fizeram o chantilly, colocaram no forno e decoraram os famosos cupcakes.

“Esse projeto ajuda os meninos a terem autonomia. E é esse pensamento que buscamos amadurecer na cabeça dos pais que possuem filhos com a síndrome de Down. Queremos que eles tenham o máximo de independência Possível”, explicou Tatiana de França, terapeuta ocupacional e diretora de projetos da Associação Amor 21, que fornece apoio aos pais e crianças portadoras da Síndrome de Down.

O projeto continuará em vigor e os encontros acontecerão mês a mês na unidade FAT unidade Barro Duro, promovendo a inclusão das crianças e compondo a formação de melhores profissionais, como é o caso do aluno Sérgio Lopes, do 5° período de Gastronomia que ajudou na preparação do prato do dia, Cupcakes. “Essa experiência nos ajuda muito a  aprender como lidar com o público de forma geral”, disse ele.

GALERIA DE IMAGENS


Sistema Acadêmico

Acessar