Faculdade FAT é sede do Enchefs Alagoas 2017

Dados da Organização Mundial de Turismo revelam que a Gastronomia ocupa a terceira posição entre as principais motivações que levam turistas a viajar. Em Alagoas, por exemplo, assim como a cultura e o artesanato, a culinária tem o papel de tornar a experiência do turista mais completa e enriquecedora. Referência na formação de profissionais de Gastronomia, a Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT) vai sediar, na Unidade Barro Duro, no período de 14 a 16 de setembro, a segunda edição do Encontro de Chefs (Enchefs) de Alagoas 2017, evento que tem como objetivo promover a cultura e o turismo alagoano, por meio de atividades na área da Gastronomia e, nesta edição, traz como tema “A Gastronomia que desenvolve o Turismo”.

Serão três dias de muito conteúdo, com a elaboração de pratos e o ensino de técnicas e ingredientes que valorizam os costumes da região. Na programação, aulas show com chefs premiados, palestras, mesa-redonda e debates, além de concursos gastronômicos para profissionais e estudantes. Entre os participantes, está o cozinheiro Jimmy Mcmanis, o Ogro, o chef Gilson Surrage (embaixador da Gastronomia Capixaba), a chef Silvana Chamusca (embaixadora da Gastronomia Alagoana 2016), o Chef Lucas Padilha (embaixador da Gastronomia Alagoana 2014), além da nutricionista Maria Helena Menezes, o agrônomo Humberto Lucas, a Mãe Neide com a Cozinha Quilombola, entre outros profissionais.

Concurso

O Concurso Gastronômico Profissional, que será realizado no dia 16, contará com a participação de chefs com, no mínimo, 5 anos de experiência comprovada. Os competidores terão que elaborar pratos com, no mínimo, 3 ingredientes da culinária regional. Na fase final, serão escolhidos seis finalistas, que terão as produções avaliadas uma comissão formada por 4 profissionais. O prato vencedor será revelado no final do dia 16 e estará automaticamente inscrito na edição nacional do evento, com participação garantida no Prêmio Nacional Dólmã 2017.

Já os alunos de Gastronomia de Alagoas poderão revelar suas habilidades no Concurso Gastronômico que será realizado no dia 16. Os candidatos vão disputar com uma receita que deve ter, no mínimo, um ingrediente da culinária local. O vencedor, além de um certificado e a premiação surpresa, terá a oportunidade de participar de atividades que vão proporcionar a ele experiências únicas para o crescimento profissional.