FAT - Diretores da Faculdade FAT participam de Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação

Os professores doutores Mário Cesar Jucá e Fátima Lippo – membros do Conselho Superior da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), e a diretora de ensino da instituição, Juliana Omena, participaram, na última quinta-feira (28.9) da reunião plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE). O evento, promovido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e FNCEE com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), se estendeu até esta sexta-feira (29.9), com uma programação realizada no Centro de Convenções Ruth Cardoso, que teve como objetivo fomentar discussões acerca das políticas educacionais, fortalecendo os sistemas de ensino e os conselhos de educação.

Mário César Jucá foi um dos coordenadores de mesa do painel que discutiu o tema “BNCC e Reforma do Ensino Médio” e contou com as palestrantes Cleuza Repulho, integrante do Movimento pela Base Nacional Comum, e Ghisleine Trigo, do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. “O painel abordou pontos importantes da reforma, que propõe uma participação maior do aluno, oferecendo condições para que ele saia do ensino médio mais preparado para ingressar no ensino superior e/ou enfrentar o mercado de trabalho. Por meio dela, o ensino médio deixa de ser apenas uma ponte para o ensino superior e assume a condição de preparação inicial para a vida profissional”, destaca o professor.

O Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação é uma instituição colegiada que congrega todos os Conselhos Estaduais de Educação do Brasil divididos em regionais. A reunião plenária acontece ordinariamente em todas as regiões. Do evento, que foi aberto ao público, participaram 17 estados brasileiros, além dos conselheiros de Alagoas. Para o presidente do Conselho Estadual de Educação em Alagoas, Eliel dos Santos de Carvalho, “o propósito do Fórum é difundir, lutar por uma educação de qualidade, por um ensino melhor, pela democracia dos conselhos e, acima de tudo, para que os conselhos tenham um trabalho feito em parceria com as Secretarias e o Ministério da Educação (MEC)”.

Marly do Socorro, Coordenadora Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e Conselheira Presidente da Câmara de Educação Superior de Alagoas (CEE/AL), reforça que o evento contribui para a melhoria da educação de Alagoas. “O fórum permite que diversos segmentos sejam ouvidos e contribuam para esse processo, pela busca de melhorias na nossa educação”, finalizou.