Aguarde. Carregando informações.

http://www.fat-al.edu.br

Coordenadora do curso de Nutrição da FAT esclarece dúvidas sobre o consumo de gordura


No próximo sábado (31.3), é celebrado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. A data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação. Aproveitando a data, a coordenadora do curso de Nutrição da FAT, Deborah Cavalcante, faz um alerta: precisamos ingerir gordura!

Segundo ela, a palavra gordura está sempre associada a algo ruim, mas os ácidos graxos essenciais, conhecidos como gorduras boas, são indispensáveis para o organismo. “Eles produzem energia, regulam os hormônios, colaboram para a perda de peso, entre outras funções”, explica Deborah, ao destacar que o corpo não é capaz de produzir essa substância, sendo necessário ingerir alimentos e suplementos, sob a orientação de um nutricionista. “O ômega 3 é um ácido graxo essencial que ajuda na redução do inchaço, melhora da saúde e performance, fortalecimento do sistema imunológico, controle da pressão arterial, além de reduzir os níveis de triglicerídeos e colesterol. Peixes como a sardinha, o atum e o salmão são ricos em ômega 3”, esclarece a coordenadora.

Ainda segundo Deborah, o segredo é manter o equilíbrio no consumo entre os diferentes ácidos graxos. “Recomenda-se menor ingestão dos ácidos graxos saturados, como carnes, chocolate e coco, e um consumo maior dos insaturados, principalmente os essenciais, como o ômega 6, e ômega 3”, salienta.

GALERIA DE IMAGENS


Sistema Acadêmico

Acessar