FAT - Confira as orientações sobre o retorno às aulas on-line e presenciais – ano letivo 2021

O Centro Universitário Mario Pontes Jucá – UMJ, em contínua atualização dos procedimentos e práticas, desde o início da pandemia, em atendimento ao protocolo de prevenção e combate à Covid-19, com todas as medidas de segurança preconizadas pelos órgãos de saúde locais, nacionais e internacionais, informa que o retorno das aulas presenciais será realizado no dia 22 de fevereiro de 2021. (Já o início das disciplinas EAD será realizado no dia 8 de fevereiro).

WhatsApp Image 2021-01-19 at 17.37.01

Iniciaremos o semestre de 2021.1 com os passos guiados pela adequação e inovação que vão organizar e estruturar o que já existe, dentro das exigências do novo cenário. Por isso, obedecendo ao Decreto Estadual nº 71.749, que autoriza a retomada das atividades de ensino presenciais para adultos (maiores de dezoito anos) nas instituições e escolas localizadas em Alagoas, possibilitando a realização das atividades de forma escalonada, organizamos o nosso retorno a fim de garantir as horas determinadas por Lei.

WhatsApp Image 2021-01-19 at 17.34.11 (1)

As atividades práticas laboratoriais e clínicas já haviam sido retomadas no último semestre. Seguindo o Plano de Contingência para Prevenção e Redução dos riscos de contágio da doença, todos os espaços contam com sinalização, marcação de distanciamento, uso obrigatório de máscaras, álcool em gel, tapetes sanitizantes, verificação da temperatura, capacidade reduzida de pessoas por sala de aula, pias com sabonete líquido, entre outros protocolos devidamente registrados em uma cartilha com orientações para retomada presencial.

WhatsApp Image 2021-01-19 at 17.36.25

A UMJ adotará o processo de sistema de rodízio dos alunos. As aulas estão sendo desenvolvidas no modelo híbrido de aprendizagem, sendo síncronas presenciais e remotas, com videoaulas e monitoria remota, e secretaria online. A mudança conta com Inovação Metodológica e Tecnológica, utilizando câmeras para que os acadêmicos que estão de forma remota possam acompanhar o conteúdo dado pelo professor na plataforma. A organização e logística das salas de aula foram planejadas pelo setor acadêmico e de tecnologia.

O escalonamento das turmas, com os respectivos dias/horários, estará disponível a partir do dia 12 de fevereiro no site www.umj.edu.br e na plataforma de estudo do aluno, após o fechamento das turmas. As aulas serão desenvolvidas de forma ativa e criativa considerando a hibridização do processo nos ambientes presenciais, mediados pela tecnologia.

Para entrar nas unidades da UMJ, dentro da nova rotina, será necessário passar pelo reconhecimento facial. A tecnologia, mais eficiente e automatizada, substitui a leitura por biometria, identificando um rosto, mesmo usando máscara de proteção, e mede a temperatura corporal enquanto identifica seu nome no banco de dados.

WhatsApp Image 2021-01-19 at 17.34.11

A UMJ visa garantir acesso às aulas presenciais e à construção do conhecimento de forma flexível e dinâmica, apoiando os docentes quanto aos processos didáticos e pedagógicos. As metodologias de aprendizagem estão sendo desenvolvidas de forma ativa e criativa considerando a hibridização do processo nos ambientes presenciais, mediados pela tecnologia.

As aulas presenciais serão retomadas com protocolos de segurança por parte de toda a comunidade acadêmica, docentes, coordenadores, colaboradores, discentes e familiares. O momento pede cautela e, por este motivo, destacamos alguns pontos extraídos do Protocolo Geral da Instituição:

• Distanciamento social: reduzir a aproximação e o contato entre as pessoas, mantendo uma distância de, no mínimo, 1,5 metros;
  • Higiene pessoal: promover a cultura de atenção aos procedimentos de limpeza pessoal;
  • Sanitização de ambientes: realizar a ventilação e intensificar a limpeza dos ambientes;
  • Comunicação: garantir que funcionários e estudantes conheçam os riscos e os procedimentos adotados;
  • Monitoramento: assegurar que as ações sejam efetivas, ao longo do tempo, e que haja a rastreabilidade de casos.

Ações para a continuidade do ensino

Após a pandemia, a educação será ainda mais importante e precisará de uma atenção especial por parte de todos. Para isso, serão necessárias algumas estratégias:

• Busca ativa dos estudantes: identificar os grupos de risco, promover o engajamento da comunidade escolar e realizar monitoramento;
  • Fornecimento de EPIs: disponibilizar máscaras, termômetros e demais materiais necessários para cada atividade;
  • Formação dos profissionais: preparar toda a equipe da Instituição para garantir a segurança do retorno.