Aguarde. Carregando informações.

http://www.fat-al.edu.br

Confira 5 dicas de como se preparar para a prova do vestibular


O ingresso no ensino superior, no Brasil, é realizado por meio de exames classificatórios, como o Enem e o vestibular. A fim de celebrar o Dia do Vestibulando, comemorado anualmente em 24 de maio, a coordenadora do curso de Pedagogia da FAT, Gláucia Marinho, reuniu 5 dicas para ajudar quem está na preparação para conquistar a tão sonhada vaga. Confira!

  1. Divida as horas de estudo, eliminando as distrações

Organize as disciplinas para estudar, dividindo-as adequadamente durante as horas. O ideal é que o aluno estude duas matérias por dia, mesclando as áreas como, por exemplo, uma de exatas ou biológicas com uma de humanas. Outro fator importante para evitar o desgaste e a falta de concentração é que o estudo deve girar em torno de 6 horas diárias, mantendo um intervalo de descanso de 30 minutos a cada 2h ou 3h e, durante esse período, evitar o acesso às redes sociais, buscando manter o foco nos estudos.

  1. Organize um plano de estudos

Não monte apenas um plano. Execute-o! É fácil organizar um plano, com todos os horários, conteúdos e dias para estudar cada matéria, em uma folha ou calendário, um cartaz, ou qualquer outro meio que você possa anotar para não esquecer. O mais importante é executá-lo. Monte uma planilha com os conteúdos já estudados e evite repetições.

  1. Diversifique as fontes de consulta

Realize pesquisas em diferentes fontes de consulta, como: livros, apostilas e sites confiáveis. É importante diversificar as fontes de consulta. Aproveite o tempo livre para visitar lugares, não só para distração, mas também para buscar complementar seus estudos de maneira diferente, visitando museus, e assistindo a filmes ou documentários que complemente os temas que você estudou.

  1. Fique atento às informações sobre atualidades (foco na redação!)

Não basta apenas estudar as matérias humanas, exatas ou biológicas. Não se esqueça de guardar um tempo para a leitura de jornais impressos ou assistir aos noticiários da TV. Ter foco na redação é algo essencial e tem grande peso na avaliação de sua prova. Não basta deixar para criar a redação na hora da prova. O treino semanal é fundamental para te ajudar a formular o texto de maneira mais completa. Treine a redação de acordo com as regras do vestibular, regras gramaticais, sempre respeitando os limites de linhas e parágrafos. A leitura irá ampliar sua competência linguística de forma necessária para a construção de uma boa redação. 

  1. Faça o checklist para o vestibular 2018

Calcule a distância entre a sua casa e o local da prova para evitar imprevistos. É importante procurar saber se é permitido entrar com lanches nos locais de prova. Separe os materiais de uso e a documentação. Na véspera de prova, mantenha uma boa alimentação e um sono tranquilo. Cumprida todas as etapas anteriores, respire fundo e faça uma boa prova!

Sistema Acadêmico

Acessar