FAT - Bolsa Atleta Alagoas: alunos-atletas da UMJ assinam contrato de programa de incentivo ao esporte

Sete alunos-atletas da UMJ assinaram, na manhã desta quarta-feira (14.10), durante solenidade realizada no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, o contrato do programa Bolsa Atleta Alagoas 2020, uma iniciativa do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), que apoia 20 atletas alagoanos com um recurso destinado a investir na carreira profissional no valor de um salário mínimo, durante 12 meses.

O evento contou com a presença dos atletas contemplados, representantes de federações e convidados, seguindo os protocolos de prevenção à pandemia. “O cuidado da UMJ com a transformação de vida dos alunos por meio do binômio esporte-educação possibilita aos atletas a construção de uma carreira esportiva e acadêmica, um trabalho que vem elevando o nome de Alagoas país afora”, destaca o coordenador de esportes da instituição, Erivaldo Silva “Shampoo”.

O Secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Charles Hebert, destacou a ligação entre o poder público e os atletas, construído nos últimos anos por meio da Selaj. “Nos últimos cinco anos, construímos uma relação muito boa com as entidades esportivas e os atletas. A assinatura dos contratos reforça o nosso compromisso com o esporte alagoano e vamos continuar acompanhando, apoiando e lutando por melhorias”, salientou.

Entre os critérios para selecionar os atletas para o programa Bolsa Atleta, foi avaliado o currículo esportivo de 2019 e o ranking nas respectivas federações. Dos 20 selecionados, sete são da UMJ: Gabriel Ferreira, David Silva e Luan Barbosa, do Basquete, alunos de Fisioterapia; Alexandre Junior e Luiz André Cavalcante, da Natação Paralímpica, alunos de Direito; Mendson Santana, também da Natação Paralímpica, aluno de Fisioterapia; e Marcelo Melo, do Taekwondo, aluno de Fisioterapia.

“É um orgulho imensurável para a UMJ, tendo em vista que fomos a única instituição de ensino presente e com 7 atletas selecionados para o programa, o que ratifica todo o trabalho desenvolvido durante esse tempo, o cuidado e a preocupação do programa em sempre alinhar a educação com o esporte. Estamos servindo de exemplo para outras instituições dentro e fora do estado”, finaliza Fátima Lippo, pró-reitora de Extensão da UMJ, que também compôs a mesa de honra da solenidade.