FAT - Atletas FAT são homenageados durante evento na instituição

Atletas FAT são homenageados durante evento na instituição

A direção da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT) promoveu, na tarde da última sexta-feira (11.8), na Unidade Barro Duro, um evento em homenagem aos atletas que representaram a instituição nos Jogos Universitários de Alagoas (JUAs), realizado no período de 22 de junho a 29 de julho, em Maceió. A atuação e a classificação geral dos competidores, bem como a relação entre o esporte e o bom desempenho nos estudos foram temas em destaque durante o evento. “Vivemos um novo tempo do esporte na nossa instituição e isso se deve ao empenho de vocês”, agradeceu a Diretora Executiva da instituição, Fátima Lippo, aos atletas da natação e jiu jitsu, e aos jogadores das equipes de basquete e futsal, a última que, com apenas um mês de formação, conquistou o 2º lugar no ranking geral.

Quem estava fora das quatro linhas da quadra pode ver a determinação e o talento dos 12 jogadores e do treinador Rafael Cavalcante que, pela primeira vez, treina estudantes universitários. “Decidi não reclamar do tempo que tinha, era necessário otimizá-lo, fazer o máximo em 2 ou 3 horas de treino diário. Participar deste estágio da vida deles é importante também para minha carreira. Afinal, nós aprendemos quando ensinamos”, ressalta o treinador. Questionado sobre a expectativa para o futuro do time, Rafael afirma que é preciso superar as dificuldades, melhorar as habilidades e ganhar os próximos jogos. Higor Brandão é aluno do 2º período de Fisioterapia e jogador do time de futsal. A paixão pelo esporte começou aos 7 anos, quando morava no município de Maravilha (AL) e começou a disputar pequenos campeonatos. “Aprendi desde cedo a conciliar a rotina de estudo com o esporte. Fico feliz em representar a instituição onde estudo”, declara Brandão.

Já a equipe de basquete existe há 3 anos e também conquistou o 2º lugar no JUAs. “É uma satisfação poder representar a faculdade em competições do meio universitário. A proposta de unir educação e esporte é fundamental para a formação do caráter, para a qualidade de vida e o rendimento acadêmico. O importante agora é manter o bom desempenho para os próximos campeonatos”, ressalta o coordenador de Esportes, Erivaldo Silva “Shampoo”. Atualmente, o time disputa a Copa Baiano, que está sendo realizada no Pavilhão do Basquete e segue até o final de agosto, e a Liga de Integração Pernambuco, competição que acontece uma vez por mês, em Recife, até dezembro.

Aluno do 2º período de Nutrição e cestinha do time de basquete, Eduardo Niero começou a jogar aos 13 anos, no time da escola onde estudava. Graduado em Administração pela Ufal, ele encontrou na FAT a continuação para a vida acadêmica e esportiva. “Sempre consegui priorizar os estudos e o esporte, o que me fez ter disciplina e foco”, explica o jogador. Gleiciane Correia, única representante feminina do Esporte FAT, é estudante do 3º período de Gastronomia e praticante da arte marcial Jiu Jitsu. Provando sua força e determinação, a lutadora conquistou o 2º lugar na faixa branca peso pena. “Foi uma experiência incrível participar do JUAs porque, até então, eu só tinha participado de campeonatos pequenos. A rotina é realmente bem corrida, com trabalho e estudo, mas busco treinar pelo menos duas vezes por semana”, destaca Gleiciane.

Juliana Omena, Diretora de Ensino da FAT, orgulha-se do desempenho dos atletas durante as aulas. “O incentivo ao esporte é uma receita que dá certo, pois faz com que o indivíduo trabalhe corpo e mente ao mesmo tempo, minimizando a ansiedade e proporcionando ao aluno um melhor desempenho acadêmico”, garante.