“Atenção fisioterapêutica nos cuidados da saúde da mulher” é um dos temas em debate na III Semana da Fisioterapia

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) revelam que as mulheres representam quase 58% da população brasileira e são as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Para discutir a importância da saúde da mulher, o curso de Fisioterapia da FAT realizou, nos dias 9 e 10 de outubro, a III Semana da Fisioterapia e o I Fórum de Fisioterapia em Saúde da Mulher, eventos que reuniram, no auditório da Unidade Barro Duro, alunos do curso e profissionais da área.

“Atenção fisioterapêutica nos cuidados das mulheres em pós-operatórios” e “Efeitos colaterais da radioterapia torácica no tratamento do câncer de mama” foram os temas em discussão no primeiro dia do evento. O fisioterapeuta Elenildo Aquino foi um dos palestrantes e ressaltou a importância do evento. “Os futuros fisioterapeutas precisam esclarecer as dúvidas sobre a contribuição para a saúde da mulher”, destaca Aquino. Opinião compartilhada por Abinael Lopes, aluno do 8º período do curso. Ele participou da organização do evento, sob a supervisão do coordenador Geraedson Silva. “Foi uma experiência enriquecedora e esclarecedora”, comemorou ele.

O também fisioterapeuta e professor da FAT, Thauan Ferro, ministrou uma palestra com o tema “Desconstruindo o tabu da repressão sexual feminina”, com o objetivo de ampliar a visão dos futuros profissionais sobre o universo feminino. “O período de formação acadêmica é decisivo. Por isso, precisamos provocar discussões, como essas, a fim de que eles ampliem a visão sobre o futuro profissional”, reforça. “E, nesse sentido, a FAT está sempre à frente”, complementa a aluna Dara Almeida.

Para Geraedson Silva, coordenador do curso, esses eventos incentivam e dinamizam o acesso ao conhecimento. “Esse foi um evento de alunos para os alunos. A coordenação esteve presente, dando o suporte necessário. É gratificante ver todo o engajamento e a sede por conhecimento dos estudantes”, finaliza.