FAT - Assistente social contribui para a defesa dos direitos

Assistente social contribui para a defesa dos direitos

A Profissão

care-caregiver-deal-45842

Diante da extrema desigualdade social e das muitas expressões da questão social, o assistente social contribui para a defesa dos direitos, o que torna a prática da profissão muito dinâmica. São esses profissionais que elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos   para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura. Também são eles que analisam as condições de vida da população e orientam as pessoas ou grupos sobre como ter informações, acessar direitos e serviços para atender às suas necessidades.

Elaborar laudos, avaliações e estudos sociais, e trabalhar no planejamento, na organização e na administração dos programas e benefícios sociais fornecidos pelo governo também fazem parte das atividades desse profissional. Você sabia que os assistentes sociais podem trabalhar em ministérios, autarquias, prefeituras, governos estaduais, em empresas privadas, hospitais, escolas, creches, unidades de saúde, centros de convivência, em organizações não governamentais, em universidades públicas e privadas, em institutos técnicos, entre outros?

O campo de atuação é amplo para quem tem a graduação em Serviço Social. E como o Brasil é um país com alto índice de desigualdade social, os assistentes sociais do País, em sua maior parte, têm seu trabalho voltado para a população em situação de pobreza ou ausência de renda, e atendem, ainda, pessoas que têm seus direitos violados ou que estão em situação de vulnerabilidade social.

O Curso

Ricardo Felipe Serviço Social (2)

Para Ricardo de Oliveira, aluno do curso de Serviço Social da UMJ, a profissão faz a diferença na vida dos que precisam. “Sabemos que não podemos mudar o mundo, de imediato, mas podemos contribuir. Escolhi a UMJ pela credibilidade de mercado e hoje posso desfrutar do acolhimento, da infraestrutura, da tecnologia e, em especial, das orientações do corpo docente, estes que, no período da pandemia, estiveram ainda mais próximos”, destaca o aluno do curso que é o único do estado avaliado com nota máxima pelo MEC e conta com a experiência de professores mestres e doutores, e a parceria de diversas instituições públicas para estágios e atividades complementares.

Fernanda UMJ (2)

Recém-formada no curso, Fernanda Souza trabalha como assistente social da Pestalozzi de Maceió. Ela conta que, antes do curso, tinha uma visão distorcida da profissão. “Ao longo do curso, construí uma visão mais crítica e completamente diferente da que eu tinha. O objetivo do Serviço Social é intervir nos diversos desdobramentos da questão social”, relata ela.

Dicas

Se você também quer ser um profissional de Serviço Social de sucesso, confira as dicas de Hegladja Mônica da Silva Souza, assistente social, pós-graduada em Gerontologia e servidora efetiva da Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió.