FAT - Alunos do curso de Serviço Social promovem discussão sobre suicídio
Aguarde. Carregando informações.

http://www.fat-al.edu.br

Alunos do curso de Serviço Social promovem discussão sobre suicídio


A vida nos Convida a Viver: Quebrando o Silêncio sobre o Suicídio”. Esse foi o tema abordado durante o Seminário Setembro Amarelo, realizado na última quarta-feira (30.9) pelo curso de Serviço Social da UMJ. O evento reuniu alunos, especialistas e interessados no assunto na plataforma PESCA (umj.edu.br/pesca), que contou com a participação da assistente social e psicóloga suicidóloga, Marcia Arruda, e da assistente social e apoiadora técnica da 7ª Região de Saúde da Atenção Psicossocial – SUAP/SESAU, Telma Alves da Cunha.

“O evento foi de grande relevância não apenas para o meio acadêmico, mas para toda a sociedade. Afinal, essa é uma discussão que deve estar sempre em evidência”, destaca Meirejane Costa, coordenadora do curso de Serviço Social. “A vivência dessa noite provocou a reflexão sobre os caminhos que devem ser seguidos por meio das políticas públicas e a importância do cuidado com o outro. Não temos a responsabilidade de salvar, mas temos papel fundamental no cuidado com o outro”, complementa a coordenadora.

A noite de discussões foi aberta com a palestra sobre Política de Prevenção ao Suicídio e Rede de Atenção Psicossocial, com Telma da Cunha, que falou sobre as intervenções necessárias, como, por exemplo, disponibilizar equipes capacitadas e multidisciplinares para apoio. “Para evitar esses casos, é necessário oferecer atendimento a pessoas com problemas de saúde mental”, destaca ela. Logo depois foi a vez de Márcia Arruda falar sobre O Comportamento Suicida, as Formas de Cuidado e Prevenção. “Os futuros profissionais precisam ter consciência sobre o tema e suas implicações. É uma situação que pode acontecer com qualquer pessoa e a população precisa estar atenta para saber lidar com isso”, reforça.

Luiz William Gutemberg, estudante do 8.° período do curso, destaca a importância da atuação do assistente social na prevenção ao suicídio. “Eu fui um paciente depressivo com grande potencial para esse ato e o que me ajudou foi, de fato, ter o acompanhamento de um assistente social e o apoio de quem amo. Então, ver a instituição e o curso que escolhi também abordar essa temática é extremamente importante e nos ajuda a selecionar e filtrar os nossos conhecimentos. Em meio à pandemia, somos ainda mais importantes! O evento foi esclarecedor e destacou o nosso papel diante do cenário atual", finaliza.

Sistema Acadêmico

Acessar