FAT - Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo participam da IV Semana de Arquitetura e Urbanismo

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Mario Pontes Jucá – UMJ participaram, no período de 11 a 13 de novembro, da IV Semana de Arquitetura e Urbanismo. O evento, realizado na plataforma Pesca (umj.edu.br/pesca), reuniu grandes nomes de diversas áreas em palestras e oficinas com temas como a cidade e o planejamento urbano, e a atuação do ONU-Habitat em Alagoas. “Esse projeto de extensão possibilita agregar valor à formação social e profissional do aluno e se credencia, cada vez mais, como espaço de produção do conhecimento e troca de experiências”, destaca Juliana Lessa, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UMJ.

“A atuação do ONU-Habitat em Alagoas” foi um dos temas discutidos durante o evento em uma palestra com Paula Zacarias, Analista de Programas do ONU-Habitat. Paula falou sobre dados e informações qualificadas sobre as grotas de Maceió e a parceria institucional do ONU-Habitat com o Governo de Alagoas e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) para implementação da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) nas grotas. “As discussões promovidas podem servir ainda de referência e inspiração para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão, além de ampliar as perspectivas e oportunidades de atuação profissional. Momentos assim contribuem para fortalecer a atuação do ONU-Habitat em Alagoas e a divulgação das ferramentas, metodologias e projetos”, comenta a palestrante.

A oficina “Uso de sistemas de informação geográficas na produção de mapas” também foi destaque durante a semana de atividades. O engenheiro agrônomo, Renato Araújo, destacou como o geoprocessamento é fundamental em diversas áreas de conhecimento. Na arquitetura, a elaboração de mapas é de fundamental importância dentro de alguns âmbitos profissionais, como o próprio geoprocessamento e topografia. “É de suma importância que o estudante de arquitetura tenha um aprendizado não somente do conhecimento teórico, mas da prática por meio de programas computacionais que elaborem mapas”, ressalta Araújo.

“Habitação em Centros Históricos” foi o tema de outra oficina com o mestre em Arquitetura e Urbanismo, João Paulo Omena, que orientou sobre as diretrizes básicas de como intervir em centros históricos para habitação popular e social. “Essa discussão se torna importante no que diz respeito à reabilitação de centros históricos não só para usos culturais e turísticos, mas para a permanência da população existente nesses centros, garantindo moradia digna”, salienta.

Além das oficinas, o evento contou com palestras como “A cidade e o Planejamento Urbano: reflexões sobre a produção da cidade e a urgência da moradia”, com Izabella Galera, pós-doutoranda em Desenvolvimento Urbano.  Para o estudante do 8.° período do curso de Arquitetura e Urbanismo, Jeferson William Costa, a semana de evento foi enriquecedora. “Foi um momento de absorver mais conteúdo à minha formação, principalmente nessa reta final de graduação. Uma oportunidade trocar conhecimento com profissionais que já estão atuando no mercado”, finaliza.