Alunos de Psicologia da FAT participam de semana dedicada aos profissionais da área

Professores, psicólogos e estudantes do curso de Psicologia da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT) participaram, no período de 21 a 25 de agosto, da Semana do Psicólogo, evento que apresentou ao público as diversas possibilidades de atuação da Psicologia por meio de palestras com renomados profissionais. Entre eles, o médico e psicólogo João Facchinetti, que ministrou a palestra sobre “Hipnose e Psicoterapia”, esclarecendo dúvidas a respeito do tema.

“A hipnose é utilizada como auxiliar no tratamento de doenças e problemas psíquicos, e tem abreviado o tempo das terapias convencionais. Por conta da ‘hipnose de palco’, as pessoas têm uma ideia mágica e mística. Esse é um tema que precisa ser abordado com mais frequência nas faculdades”, explica Facchinetti. “Para quem deseja atuar na área, é preciso buscar capacitação técnica e emocional”, complementa.

Ao longo da semana, o público participou de discussões sobre a atuação da Psicologia e as intervenções na aprendizagem, o trabalho com crianças que apresentam necessidades especiais, a saúde mental no contexto familiar, entre outros temas. Glauber Marques é professor do curso de Psicologia da FAT e ressalta a importância de eventos como esses. “Essas discussões abrem a visão sobre a atuação profissional e incentivam o compartilhamento de experiências”, destaca ele.

A psicóloga Soraya Patriota foi uma das palestrantes com o tema “A Psicologia e a Saúde Mental no contexto familiar”. Segundo ela, ainda que os alunos se interessem pela terapia individual, é importante que eles saibam que essa pessoa tem uma história, tem um conceito familiar. “É uma honra ser convidada para um evento como esse, uma oportunidade de passar um pouco do trabalho que eu desenvolvo”, disse.

Para Thaís Dantas, aluna do curso, “é por meio de palestras como essas que começamos a vislumbrar a prática da profissão e confirmamos que escolhemos o curso certo”. Já a aluna Eli Lima conta como foi a experiência de ter participado do evento. “Cada palestra foi uma surpresa, uma emoção e um conhecimento diferente. Descobri que precisamos olhar a vida com outros olhos, ajudar os outros. É incrível a importância da nossa profissão para a sociedade”, conta.

Segundo a diretora de Ensino e coordenadora do curso de Psicologia da FAT, Juliana Omena, o sentimento é de dever cumprido. “Foi muito prazeroso participar da realização dessa semana de palestras. A participação dos alunos de psicologia foi intensa e tivemos até a presença de alunos dos cursos de fisioterapia e direito, comprovando a relevância dos temas trazidos pelos psicólogos convidados”, finaliza.