Alunos de Gastronomia participam do 2.° Desafio de Páscoa FAT/ Nestlé

O laboratório de Confeitaria do curso de Gastronomia da FAT se transformou em uma fábrica de chocolate na noite da última terça-feira (27.3), quando oito alunos do curso participaram do 2.° Desafio de Páscoa FAT/ Nestlé. A missão dos candidatos era preparar e finalizar, em 90 minutos, uma sobremesa que remetesse à época mais doce do ano, utilizando, no mínimo, dois ingredientes selecionados pela Nestlé e outros elementos surpresa, como frutas e especiarias. “Desafios como esses ajudam os alunos a desenvolver a prática da confeitaria’’, explica a professora Polianny Gusmão, uma das juradas. Entre os critérios avaliados, destaque para sabor, criatividade, apresentação, técnica e organização. “Mas o mais importante é a experiência adquirida pelos alunos’’, destacou o jurado Wagner Souza, consultor gastronômico.

Esse é o segundo ano do Desafio realizado em parceria com a Nestlé. O evento tem, como objetivo, atualizar os alunos com relação às tendências do mercado, dos produtos e das novas técnicas. “Acompanhei o processo de preparação das sobremesas, estou atento a cada detalhe para pontuar na hora de escolher os vencedores’’, salientou o consultor gastronômico da Nestlé, Jeyson Marinho, também jurado.

A prova foi acompanhada por familiares dos alunos. “Eu fiz questão de estar aqui hoje. Se for importante para a minha filha, também é importante para mim’’, comentou, orgulhosa, a dentista Terezinha Menezes, mãe da aula do 1.° período, Rita Menezes. “É a primeira vez que vou fazer uma sobremesa mais elaborada. Confesso que estou um pouco nervosa e minha mãe veio me dar uma força’’, explicou a aluna.

Os premiados

A competição foi acirrada. Em primeiro lugar, com 56 pontos, ficou a aluna do 4.° período, Cristiane Dantas. Em segundo lugar, com 52 pontos, Elisabeth Ferreira, também aluna do 4.° período. E o terceiro lugar ficou com o aluno do 1.° período,  Carlos Romero. Todos receberam um kit Nestlé, certificado de participação e um troféu.

“Esse primeiro lugar reflete a minha evolução durante a graduação. Ano passado participei e não ganhei o prêmio. Estou muito feliz’’, comemora a aluna Christiane Dantas. “Atividades como essa incentivam os alunos a colocarem em prática a teoria da sala de aula, além de estimular a criatividade”, finaliza a coordenadora o curso de Gastronomia, Tina Purcell, sem esconder a satisfação pela boa apresentação dos alunos.