Aguarde. Carregando informações.

http://www.fat-al.edu.br

Alunos de Engenharia realizam quarta edição do Simpeng


Os alunos do curso de Engenharia Civil da FAT realizaram, nos dias 24 e 25 de maio, no auditório do Senai Poço, a quarta edição do Simpósio de Engenharia (Simpeng), evento que reuniu grandes nomes da área  para discutir, por meio de palestras e minicursos, os Desafios da Engenharia Atual. Durante o evento, que promoveu uma troca de conhecimentos entre profissionais e futuros engenheiros, também foram apresentados trabalhos científicos. “Por meio das discussões, os alunos abriram a visão para outras áreas de atuação da Engenharia, além de relacionar as palestras com os conteúdos vistos em sala de aula”, destaca Renilda Correia, coordenadora do curso de Engenharia Civil da FAT.

“Engenheiro do Futuro” foi o tema da abertura do evento, discutido por meio de uma mesa-redonda composta pelo engenheiro civil e atual presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), Fernando Dacal, pelo engenheiro e presidente da Comissão de Relações Trabalhistas do Sinduscon-AL, Roberto Cardoso, pelo engenheiro Danilo Barros, que também é professor da FAT, e Renilda Correia. Dacal apresentou ao público o funcionamento do Conselho. “Conhecer o conselho da classe é de grande importância, já que ele é o órgão responsável por fiscalizar e regulamentar as atividades profissionais da Engenharia”, salientou ele.

Gestão de Obras também foi tema em destaque por meio da palestra do engenheiro e superintendente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL), Rick Magalhães. “Falar sobre a sistemática da gestão de obras é uma grande oportunidade para os futuros engenheiros a fim de facilitar a decisão deles sobre a área que desejam seguir”, explicou.

O evento reuniu um público de 120 pessoas, número comemorado pelo estudante e um dos organizadores do evento, Matheus Bruno da Silva. “Foi muito gratificante ver todo o esforço e dedicação dos organizadores, além de ter sido uma experiência enriquecedora para a nossa formação”, contou ele, ao agradecer a presença da engenheira, ex-aluna da FAT, Sue Réginis de Carvalho, que aproveitou o momento para apresentar o trabalho dela sobre Marketing Verde na Construção Civil. “Voltar à FAT na condição de profissional para inspirar meus futuros colegas de profissão por meio da minha pesquisa acadêmica foi uma experiência única”, explica a idealizadora e engenheira da empresa Índice Engenharia.

Participaram do evento os engenheiros: Evandro de Vasconcelos, especialista em Gestão de Projetos; Ralph Vasco, entusiasta em tecnologia; Everton Mendes, mestre em engenharia civil na área de concentração de estruturas; Glêdysonn Barbosa, especialista em segurança do trabalho; além do administrador de empresas, especialista em contabilidade gerencial e gestão tributária, Maurício Oliveira. Durante o Simpeng, foram realizados minicursos com os instrutores do Senai, Vitor Costa e André Nascimento, com os temas “Controle de qualidade de concreto” e “Tecnologias e inovações em instalações hidrossanitárias e a gás”, dentro dos quais os participantes vivenciaram os testes de cura, dosagem, resistências e outros conteúdos. Temas como aplicações da tecnologia BIM na construção civil, controle de qualidade do concreto, e normas de desempenho também fizeram parte da programação.

GALERIA DE IMAGENS


Sistema Acadêmico

Acessar