FAT - A Fisioterapia na saúde do homem e a atuação do profissional da Enfermagem são temas de palestras na UMJ  
Aguarde. Carregando informações.

http://www.fat-al.edu.br

A Fisioterapia na saúde do homem e a atuação do profissional da Enfermagem são temas de palestras na UMJ  


O I Simpósio Virtual Nacional de Fisioterapia na Saúde do Homem e a I Jornada Multidisciplinar UMJ – eventos promovidos pelos cursos de Fisioterapia e Enfermagem do Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ), nos dias 16 e 17 de Junho – reuniram alunos, professores e profissionais de todo o país na plataforma PESCA. "A UMJ vem promovendo eventos de cunho social para toda a comunidade. São temas extremamente relevantes oferecidos de forma gratuita, com a participação de profissionais especializados", destaca a Pró-reitora de Extensão, Fátima Lippo.

O I Simpósio Virtual Nacional de Fisioterapia na Saúde do Homem, realizado nos dia 16 e 17 de junho, reuniu profissionais como o fisioterapeuta Cristiano Costa Santana, pós-graduado em Gerontologia; Isabele Eunice de Albuquerque Pontes, doutora em Saúde Integral; Kelly Inocêncio, fisioterapeuta oncológica e pélvica; Thaís Loures Dantas, especialista em Gerontologia; Monalisa Vitória Alves de Aquino, especialista em UTI; e Vanessa Alves, fisioterapeuta pélvica.

O evento abordou os temas “Envolvimento do homem no planejamento reprodutivo, pré-natal e parto”, com Cristiano Costa Santana; “Perspectivas da Funcionalidade na Saúde do Homem”, com Isabele Eunice de Albuquerque Pontes; “Atuação da fisioterapia na Incontinência urinária após prostatectomia radical”, com Kelly Inocêncio; “Fatores que influenciam na qualidade de vida do homem idoso”, com Thaís Loures Dantas; “Atuação do Fisioterapeuta na Disfunção Erétil”, com Monalisa Vitória Alves de Aquino; e “Câncer de Próstata”, com Vanessa Alves. "O homem precisar ter informação, conscientização do seu papel quanto à participação no planejamento reprodutivo. Quanto maior o envolvimento, melhor o olhar e a atitude humanizada, características essenciais durante esse processo", ressalta Costa, que abriu o evento.

Sobre o câncer de próstata, a fisioterapeuta pélvica Vanessa Alves alertou que é o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos, porém somente um homem em cada 35 morrem da doença. Ele é responsável por 10% de todas as mortes provocadas por câncer em pacientes do sexo masculino, ficando atrás dos tumores de pulmão e intestino. "Essa é uma temática relevante para a sociedade, frente a tantos desafios na saúde primária, onde a abordagem preventiva, com informação e orientação, muda todo o contexto do tratamento”, explica. Para o estudante do 9.° período de Fisioterapia, Bruno Ronaldo Alves, o evento "possibilitou a extensão de conhecimento sobre a saúde humana, em especial, a saúde do homem, o que eleva a necessidade de desenvolver novas abordagens terapêuticas".

Já a I Jornada Multidisciplinar UMJ abordou como o profissional da Enfermagem tem um papel fundamental no enfrentamento da Covid-19, desde a detecção à avaliação dos casos suspeitos. "O evento reuniu grandes profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento do novo coronavírus, um momento de conhecimento imensurável para os graduandos", comenta Ironaide Ribas, coordenadora do curso de Enfermagem.

O doutorando em química e biotecnologia/ área de concentração, Paulo Fernando da Silva, abriu a noite falando sobre a descoberta de drogas e estratégias farmacoterapêuticas atuais no combate à pandemia de covid-19. "O profissional da Enfermagem necessita entender também o funcionamento de farmacêuticos, tendo em vista que são os principais aliados no tratamento de casos confirmados de coronavírus. Nesse momento, busquei esclarecer as possíveis dúvidas sobre as drogas e as estratégias necessárias", ressaltou Paulo.

Durante a noite, foram discutidos também temas como: Manejo de parturientes nos Centros de Parto Normal (CPN) frente à Covid-19 no estado de Alagoas, com Wbiratan de Lima, especialista em Enfermagem Obstétrica; o gerenciamento em Enfermagem frente à saúde do trabalhador, com Priscila Pereira da Silva, especialista em Enfermagem do Trabalho; e o uso das práticas Integrativas na assistência ao tratamento da Covid-19, com Jessiane Alves Silva, especialista em Gestão de Farmácia e Drogaria. "Parabenizo a instituição pela iniciativa! Nesse momento, é essencial buscar novos conhecimentos. Dessa forma, podemos alcançar bons resultados para a saúde de uma forma não invasiva e esclarecedora", destaca a palestrante Jessiane Alves.

A estudante do 8.° período, Valynia Morais, não hesitou em participar da organização do evento. "Estamos vivendo algo que não esperávamos nem estudamos na graduação de forma aprofundada. Como futura profissional, enxerguei nesse evento uma forma de ampliar a visão sobre as áreas de atuação da Enfermagem", relata. Pensamento compartilhado por Ludmila Canuto, colega de turma de Valynia, que definiu o momento como "uma abordagem de grande valia para os enfermeirandos".

GALERIA DE IMAGENS


Sistema Acadêmico

Acessar