FAT - Exibição Graduação
Aguarde. Carregando informações.

http://www.fat-al.edu.br

CURSO Pedagogia


PEDAGOGIA UMJImagine você sendo responsável pelos processos de ensino e aprendizagem nas escolas, gerenciando os professores, ou dentro de sala de aula, avaliando o aprendizado de crianças e jovens e as habilidades de cada um?

Que tal participar do desenvolvimento e da fiscalização das leis de ensino no País, além de entender as necessidades das pessoas com deficiência e contribuir para a inclusão social? Legal, né?

Todas essas atividades podem ser desenvolvidas pelo pedagogo, profissional que associa o aprendizado às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra. Desta forma, o pedagogo contribui para a qualidade do ensino e aprendizado, fortalecendo a construção do conhecimento.

A profissão data de um período anterior às primeiras instituições educadoras e ao desenvolvimento da escrita. A importante função de transmitir os saberes historicamente acumulados e considerados importantes para as sociedades posteriores fez com que o ser humano produzisse as mais variadas maneiras de se relacionar com o mundo que o cerca. Dessa forma, a educação sofre mudanças desde a antiguidade até os dias atuais, transformações que elevam a necessidade de acompanhar o desenvolvimento tecnológico sem perder os valores humanos.

O curso de Pedagogia da UMJ objetiva proporcionar ao futuro pedagogo competências e habilidades para atuar em sala de aula como agente multiplicador e incentivador da aquisição de conhecimentos por parte dos alunos, e para trabalhar em equipe, colaborando para o exercício da interdisciplinaridade, prática indispensável à formação.

Ainda tem dúvidas? Venha estudar na melhor de Alagoas. Vem para a UMJ!

Investimento

a partir de R$355,32

Tempo de curso

8 semestres

Unidade

Antares

MAIS INFORMAÇÕES


Área

Ciências humanas e sociais.

Modalidade

Licenciatura.

Turnos

Noite

Objetivos Específicos

  • Abordar as áreas de conhecimento, habilidades, atitudes e valores éticos, fundamentais à formação acadêmica e profissional;
  • Proporcionar aprendizado interdisciplinar, necessário para que o futuro licenciado em Pedagogia possa vir a superar os desafios de renovadas condições de exercício profissional e de produção do conhecimento;
  • Contemplar a abordagem de temas observando o equilíbrio teórico–prático, permitindo na prática e no exercício das atividades a aprendizagem da arte de aprender;
  • Favorecer a flexibilização curricular de forma a atender interesses mais específicos/atualizados, sem perda dos conhecimentos essenciais ao exercício da profissão;
  • Disponibilizar tempo para a consolidação dos conhecimentos e para as atividades complementares objetivando progressiva autonomia intelectual do aluno;
  • Desenvolver atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento, por meio da pesquisa e da extensão.
  • A formação do professor de Educação Básica busca ampliar requisitos necessários para adequada inserção do aluno no mundo atual, assegurando seus direitos e ampliando as políticas para a infância e a pré–adolescência. Nesse sentido, a formação do professor visa:
  • Analisar as práticas pedagógicas que envolvem a escolarização inicial, no conjunto das dimensões presentes ou ausentes no currículo escolar para este nível de ensino;
  • Favorecer o desenvolvimento de atitudes de investigação e de pesquisa na formação dos professores, através da associação entre teoria e prática;
  • Formar professores capazes de conhecer e adequar os conteúdos da língua portuguesa, da matemática, de outras linguagens e códigos, do mundo físico e natural e da realidade social e política, de modo a assegurar sua aprendizagem pelos alunos;
  • Investir em sólida formação teórica dos campos que constituem os saberes da docência para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental;
  • Propiciar a capacitação para o atendimento pedagógico de qualidade para crianças em seus aspectos físicos, psicológicos, culturais e cognitivos na perspectiva das interações sociais e de cidadania, considerando a complexidade do mundo atual e suas perspectivas futuras;
  • Propiciar condições para que o futuro professor perceba a realidade escolar como ímpar, com dinâmica interna própria e que se situa num contexto sócio–cultural concreto;
  • Proporcionar ao aluno docente a descoberta e a vivência das diferentes linguagens do aluno, por meio de um diálogo expressivo de sua cultura, que venha contribuir para a construção de novos saberes, de forma crítica, consciente e atuante;
  • Trabalhar as diferentes capacidades do futuro professor – cognitivas, afetivas, físicas, éticas, estéticas, de inserção social e de relação interpessoal – para tornar possível a construção e reconstrução de conhecimentos, valorizando a crença na própria capacidade, na disponibilidade e na curiosidade para aprender.

Perfil do Egresso

Será um pedagogo com perfil de educador  reflexivo e  conhecedor  do contexto  sócio-econômico,  cultural  e  político  do  país, como também da  região  em  que  estará inserido. Apto  à  elaborar  e  realizar  projetos  de ações educativas e de  caráter  escolar/institucional,  nos  diversos  campos  de  atuação pedagógica, bem como trabalhos de pesquisas e atividades relacionadas com a atuação profissional.

 

Horário da Coordenação Curso de Licenciatura em Pedagogia

HORÁRIOGlaucia Marinho Vilela

COORDENAÇÃO

Glaucia Marinho Vilela

EMAIL

glauciamarinho@fat-al.edu.br

AUTORIZAÇÃO

Portaria nº 584, de 17 de agosto de 2015.

BLOG, DESTAQUES

+ MAIS BLOGS

Sistema Acadêmico

Acessar