Aguarde. Carregando informações.

http://www.fat-al.edu.br

Guia de matrícula


MATRÍCULA

A Matrícula Acadêmica é a vinculação do aluno a um curso da Instituição, sendo de responsabilidade do mesmo.

O aluno tem sua Matrícula Acadêmica efetivada pela Secretaria Acadêmica.

Observada a legislação vigente e tendo sido aprovado em processo seletivo, o aluno deve apresentar a documentação exigida em tempo hábil, indispensável para a validação da matrícula Institucional, a saber:

  • Duas Fotografias 3X4 (de frente e recente);
  • Duas fotocópias da Carteira de Identidade (autenticadas);
  • Título de Eleitor e Comprovante de Votação na última Eleição (fotocópias autenticadas);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento (fotocópia autenticada);
  • C.P.F. (fotocópia autenticada);
  • Comprovante de residência (fotocópia autenticada);
  • Carteira de Reservista (específico para alunos do sexo masculino) (fotocópia autenticada);
  • Duas fotocópias do Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio (autenticadas).

OBS.: Levar a documentação original para autenticação na secretaria acadêmica no ato da matrícula.

Dúvidas ligue! 3328-7000.  Opção 2 - Unidade Barro Duro ou opção 3 - Unidade Antares

REMATRÍCULA

A rematrícula é a renovação da matrícula que ocorre semestralmente. É obrigatória para que seja garantido o vínculo do aluno com a Instituição e ocorrerá em datas previstas no calendário letivo. O aluno com direito a rematrícula, que deixar de efetuá-la dentro dos prazos previstos, perderá sua vaga na Instituição, salvo aqueles com matrícula trancada, pois não há renovação automática de matrícula.

Para que haja a rematrícula, o aluno precisa estar adimplente com as mensalidades e serviços da FAT. Será cobrado um valor previsto no contrato de prestação de serviços para a rematrícula.

O processo de rematrícula será realizado já no novo sistema acadêmico. Para isso, você precisa saber de algumas informações necessárias para concluir o procedimento.

A Rematrícula regular é destinada a todos os alunos, inclusive aos alunos de FIES. Deste modo, a sequência da rematrícula online funciona dessa forma:

1. Pagamento do boleto de Rematrícula

  • Efetue o pagamento da taxa de rematrícula
  • Após o pagamento você estará apto para o próximo passo da rematrícula online

2. Escolha das disciplinas

Será liberada no sistema TOTVS a opção de escolha das disciplinas. Nesse momento você deverá estar com o boleto de rematrícula pago.

3. Você deverá escolher as disciplinas que quer cursar no semestre. As disciplinas com pré-requisitos não pagos, não serão disponibilizadas. E choques de horário também não são permitidos, por isso, se for necessário, olhar o “QUADRO DE HORÁRIOS” que está disponível, caso você precise consultar para fazer a escolha das suas disciplinas.

4. Depois da escolha de disciplinas, o contrato educacional deverá ser lido. No fim do contrato há a opção “ Li e concordo”, é importante ler atentamente o contrato, e caso esteja de acordo, marque a opção concordando com os termos. Clique em FINALIZAR MATRÍCULA para confirmar o processo.

5. Após finalizar a matrícula, um aviso será exibido informando que a matrícula foi finalizada com sucesso e uma tela com o comprovante será gerada.  No caso de alunos FIES, um comprovante de matrícula diferente terá que ser impresso para que o mesmo leve o coeficiente de rendimento semestral para o aditamento. Esse comprovante estará disponível ao final do processo de rematrícula online pelo menu relatório.

6. Você pode imprimir o certificado de matrícula. E no caso de alunos FIES, o comprovante deverá ser levado ao setor de aditamento, com o coeficiente de rendimento, que está disponível no meu relatórios.

Em caso de dúvida sobre a sua rematrícula, entre em contato com a secretaria acadêmica, no horário de 08h às 21h pelo telefone 3328-7000.  Opção 2 - Unidade Barro Duro ou opção 3 - Unidade Antares

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

Trancamento de Matrícula é a suspensão temporária das atividades acadêmicas, a pedido do aluno, dentro do prazo estabelecido em calendário letivo, podendo ocorrer no máximo, em 02 (dois) semestres consecutivos ou alternados em todo o curso. O Trancamento de Matrícula só terá validade durante o período letivo no qual foi solicitado.

O trancamento ou reabertura de matrícula deverá ser requerido pelo próprio aluno, quando maior de idade, ou por seu representante legal ( procuração), através de requerimento em formulário próprio dirigido à Secretaria Acadêmica. Não será autorizado o trancamento de matrícula no primeiro período do curso.

A solicitação de trancamento de matrícula poderá ocorrer em duas situações:

  1. Com o período letivo em curso ou ao término do período letivo. Na primeira situação, o aluno trancará o período em curso (desde que obedeça ao prazo estabelecido no calendário acadêmico)
  2. E na segunda situação o aluno estará trancando o período subsequente.
Dúvidas ligue! 3328-7000.  Opção 2 - Unidade Barro Duro ou opção 3 - Unidade Antares

CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

Cancelamento de Matricula é o desligamento definitivo do aluno da Instituição e deverá ocorrer mediante:

  • Requerimento do aluno, quando maior de idade, ou do seu responsável legal( procuração), dirigido à Secretaria Acadêmica;
  • Apresentação de documento falso ou falsificado na matrícula;
  • Pelo Gerente de Ensino, ordinariamente, quando o aluno regularmente matriculado deixar de freqüentar, injustificadamente 01 (um) semestre, ou por questões disciplinares, conforme Regimento Interno da Instituição;
  • Pelo Gerente de Ensino, quando o aluno ultrapassar o prazo limite para a integralização da carga horária;
  • Pelo Coordenador do curso, extraordinariamente, quando o aluno cometer irregularidades ou infração disciplinar apurada em sindicância pelo Conselho Acadêmico.

O reingresso do aluno à Instituição estará condicionado à aprovação e classificação em novo processo seletivo, podendo o mesmo requerer aproveitamento de estudos, dependendo do tempo limite de 05 (cinco) anos.

Dúvidas ligue! 3328-7000.  Opção 2 - Unidade Barro Duro ou opção 3 - Unidade Antares

DESISTÊNCIA DO CURSO

O aluno tem que requerer a desistência do curso, na secretaria acadêmica, mesmo que o período esteja em andamento. Com a desistência, o aluno fica totalmente desligado da instituição. Para ingressar novamente, tem que participar do processo seletivo.

Dúvidas ligue! 3328-7000.  Opção 2 - Unidade Barro Duro ou opção 3 - Unidade Antares

IMPORTANTE

Qualquer situação que o aluno optar, tem que requerer na secretaria acadêmica, para evitar pendências financeiras.

VERSÃO PARA IMPRESSÃO

SIGA O CALENDÁRIO


17/10/2018 até 30/01/2019

Período de Matrícula para os alunos novatos

11/02/2018

Início das aulas

20/12/2018 a 20/01/2019

Rematrícula Online dos alunos com fluxo acadêmico regular e matrícula de reabertura

FIQUE ATENTO


Sistema Acadêmico

Acessar