Aguarde. Carregando informações.

http://www.fat-al.edu.br

Projeto VerdeAr


Objetivo 

O projeto visa levar conhecimento técnico e teórico de arquitetura, paisagismo e urbanismo à comunidades carentes, para que elas mesmas possam intervir na paisagem urbana dos locais onde habitam, solucionando carências e problemas espaciais, a fim de promover transformação na consciência social, no senso de coletividade e de empoderamento dessas comunidades.

Equipe Técnica

Projeto social foi idealizado por alunos do 5º período da Faculdade de Tecnologia de Alagoas – FAT, na disciplina de Planejamento Urbano e Regional, com o apoio e orientação dos professores responsáveis: Mariana Delfino, Renata Marques, João Paulo Omena.

Localização

O projeto vem sendo realizado no Conjunto Residencial Maceió-I, Cidade Universitária, Maceió – AL e tem como principais atividades propostas:

Duração – 12 meses.

A Pointer, Central de Pallets, Andrade Móveis Planejados e Impress Gráfica são algumas das instituições que apoiam a execução das atividades relacionadas ao projeto.

Metodologia

O projeto se baseará em teorias que visem a transformação social de espaços urbanos que sofram intervenções físicas, culturais e sociais, primando pelo princípio do Placemaking – “processo de planejamento, criação e gestão de espaços públicos totalmente voltado para as pessoas, visando transformar ‘espaços’ e pontos de encontro em uma comunidade – ruas, calçadas, parques, edifícios e outros espaços públicos – em ‘lugares’, que estimulem maiores interações entre as pessoas e promovam comunidades mais saudáveis e felizes”.

Etapas do projeto

O projeto prevê três etapas:

Etapa 1: Protótipo com os alunos do 5º período, culminando em um espaço de convívio que servirá de apoio para o ponto de ônibus existente na área e que não conta com abrigo. Esta etapa servirá também para estabelecer os primeiros contatos entre a equipe do projeto e a comunidade.

Etapa 2: De acordo com a experiência e resultados proporcionados pela primeira etapa, será feito o mapeamento de outras áreas passivas de receber mais áreas de convivência, além de efetivar a participação dos moradores na confecção dos elementos que comporão cada espaço, bem como na manutenção dos mesmos.

Etapa 3: Observar, documentar e produzir material acadêmico como fonte de conhecimento científico, através de pesquisas derivadas da experiência no conjunto Residencial Maceió-I.

Sistema Acadêmico

Acessar